segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Personagens Históricas

Durante a nossa vivencia é possivel se ver pessoas que se destacam em algo, que fazem uma diferença e é com este ojetivo que esta pasta homenageia algumas dessas personalidades, sejam elas vivas ou memso só na memória , mais fizeram história na cidade.

BERTOLINO ROCHA  - FOI SUBPREFEITO DE  CANAVIEIRA
Bertolino Mendes da Rocha é filho de Jose Valentim da Rocha e de Maria da Conceição e Rocha natural de Bertolinia  nasceu em 17/08/ 1903. Morou na localidade Riacho dos Mendes, onde tinha propriedade e viveu toda a sua historia .A sua participação na política veio em 1962 sendo candidato a vice-prefeito de Jerumenha junto à chapa com o senhor Wilson Sandes da Fonseca, não conseguindo êxito e em 1965 foi nomeado através de portaria 04/65 de 19 de fevereiro, a Sub-prefeito da Sub-prefeitura de Canavieira, pelo então senhor prefeito da época Capitão Aderson .Bertolino faleceu em 25/07/1987 logo depois com a emancipação da cidade de Canavieira, foi homenageado dando seu nome a uma das ruas da cidade.
Nascido em 20/06/ 1888 chegou em Canavieira, em 21 de setembro de 1937. A sua chegada veio a difundir a política de desenvolvimento da comunidade. Mariano Jose Roberto logo se destacou no processo político, ele com uma visão de crescimento  adquiriu glebas de terras na localidade e distribui a outras pessoas e deu inicio ao processo de desenvolvimento da vila. Outro ato foi a construção da primeira capela onde festejava São Raimundo Nonato que veio a tornar-se o padroeiro da cidade. O mesmo faleceu em 18/05/1958.

Pedro Fonseca lembrado pelo seu trabalho e respeito .

Nasceu em 27 /06/ 1916, Exerceu com eficiência o seu papel de cidadão dentro da comunidade, foi pioneiro na difusão do comercio vendendo produtos básicos numa quitanda no antigo mercado publico. Na carreira política participou de uma chapa no qual elegeu-se a vice –prefeito de Jerumenha , para o mandato de 1959 a 1962. Foi um grande aliado do povo na conquista de reivindicações. Levou vida exemplar como cidadão e até hoje é lembrado pelo seu trabalho, seriedade e respeito. Em 1993 já falecido, o mesmo é homenageado levando seu nome a uma das principais avenidas. A sua casa representa uma das antigas construções encontradas no centro da cidade.

 ZÉ PORTO, DEU OS PRIMEIROS PASSOS PARA CONSTRUÇÃO DE CANAVIEIRA
Ele nascido em 16 de julho de 1950, filho de Aurino de Brito ,chegou em Canavieira em 1956 junto ao seu pai , tem grande participação política na historia de Canavieira , logo antes quando ainda era município de Jerumenha. Como líder político teve o seu trabalho desenvolvido junto a um amigo da época , considerados os principais representantes da localidade quando apoiavam a candidatura a deputado Estadual do senhor Themistocles Sampaio Filho do PMDB, mas uma participação mais ativa veio em 1988, quando candidata se a vereador pela cidade de Jerumenha e é eleito pelo antigo PDS( Partido Democrático Social) com 256 votos como representante do município de canavieira, alcançou o posto de primeiro lugar em votos. Antes deste período desenvolveu um grande trabalho como presidente a frente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Canavieira- ASDCAVI, construindo neste período obras de grandes importância para o município, que continuam ate os dias de hoje expostas ao publico na cidade de Canavieira. Onde destacamos o mercado publico municipal no centro da cidade que tinha como objetivo receber os produtores vindo de outra região, para vender  seus produtos, os três prédios Usina de beneficiamento de grãos (atualmente almoxarifado da Prefeitura e creche Tia Dorotéia) o prédio antigo da Unidade escolar Dr. João Martins de Araújo e o prédio do centro administrativo da associação (atualmente a prefeitura). Com o processo de criação do município em 1992 e posteriormente as eleições, Zé Porto (popularmente conhecido) foi forte candidato a prefeito pelo PFL (Partido da Frente Liberal) não obtendo êxito.


MARICÔ HERDEIRA DO CATOLICISMO DE MARIANO
Maria Isabel Roberta dos Santos,conhecida como Maricô nascida aos 22 de outubro de 1938. filha de Mariano José Roberto e Auta Maria da Conceição, tem uma história dedicada a solidariedade,companheirismo e fé , obras obtidas do desempenho das funções de seu Pai.. Foi batizada em maio de 1999 em Canavieira na igreja de São Raimundo Nonato , ainda existente no centro da cidade pelo padre Manoel de Oliveira, fez eucaristia em 1949 com o padre Anchieta, crismou-se em maio de 1955 com o bispo Dom Francisco Expedito Lopes. Na adolescência teve poucas oportunidades de estudos , não conseguindo se firmar numa carreira estudantil, os estudos eram realizados em casas particulares de família ,especificamente na casa da senhora Raimunda Mota ,popular Mundoca, Pedro Fonseca e outros. Com a chegada em 21 de setembro de 1937, Uma das grande obras de seu pai foi a construção da igreja de São Raimundo Nonato no centro da cidade logo após 1942, “ Nos anos de 1944 ficou órfã de mãe em 1946 foi levada para Bertolinia lá estudou um ano e meio na Unidade Escolar Bertolino Rocha.

Voltando para esta região, estudou na localidade Riacho dos Mendes com a professora conhecida como Dona Idália entre 1948 a 1949 da ir pra cá continuou estudando aqui em Canavieira até os anos de 1953, não teve formatura naquele tempo era por seção, denominadas de A,B,C e D ficou no D. Casou-se em 25 de maio de 1956, com Manoel Gonçalves dos Santos com quem teve vários filhos.

Desde que nasceu , vendo seu pai organizando os festejos de São Raimundo e ao chegar o ano de 1972, já idoso e cansado chegou e entregou a missão a sua filha Maricô. Chamada por Deus para ser ministra extraordinária da santa comunhão como a mesma a denomina, recebeu a ordem do bispo Dom Fernando pânico, no dia 07 de dezembro de 2002, celebrante era Padre Milton Torres na igreja de Nossa senhora da Conceição .Após o falecimento de seu esposo Dona Maricô passou a dedicar mais intensamente sua vida a Igreja Católica e tem uma participação muito ativa na expansão do catolicismo em Canavieira e a vida social da cidade.
Dona Maricô é gente que acontece e faz acontecer.
Nossa homenagem !!!!!!!!


RAIMUNDA MOTA

Raimunda Francisca de Jesus( Raimunda Mota)

Ela nascida em 1895, é natural da localidade Campanha , município de Bertolinia-Piauí,sendo filha de Ana Maria de Jesus, chegou em Canavieira, por volta de 1910, era casada ultimamente com Reinaldo Ferreira da Mota. Quando a conheceu já possuía os filhos:Benedito Ferreira da Mota, Luiz Ferreira da Mota e Antonia Ferreira da Mota , fruto de um casamento anterior com o senhor João Ferreira Mota.Reinaldo Ferreira da Mota já possuía também os filhos, Egidia Ferreira da Mota( TITA) e Cassimiro Ferreira da Mota, pois ambos eram viúvos. Depois vieram a ter outros filhos sendo eles, Alcides Ferreira da Mota, Hercilia Ferreira da Mota,Francisco Ferreira da Mota e Pedro Ferreira da Mota. Foi uma das fundadoras da antiga vila de Canavieira, quando aqui chegou acompanhada de seus filhos, só existiam duas casas, sendo a sua a terceira,onde formou seu habitate e formou família tradicional . Foi também pioneira na distribuição de terras para pessoas poderem fixar suas residências, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. Teve grande influencia na formação de familiares tradicionais que vieram ajudar a desenvolver a cidade de Canavieira até os dias de hoje. Em 06 de outubro de 1977 com 82 anos de idade a mesma faleceu.Em 1993 através de um projeto de lei de nº 03/2003 de 21 de outubro de 1993, foi homenageada dando a uma das ruas de Canavieira o seu nome.
 JOSE MARIANO DUARTE FRANCO -Zeca da Santa

Nascido em 31 de maio de 1940, , filho de Abel Duarte Franco e Benedita Duarte Franco,pai de Joaneide Duarte Franco, Regina Maria Duarte Franco, Juarez Duarte franco, Jociler Duarte Franco, Joselita Duarte Franco, Ilza Maria Duarte Franco, Joelson Duarte Franco, Oseas Duarte Franco e Jorene Duarte Franco. Tem sua historia, ligado a política , quando usou de sua postura como ser humano e pai de família para desenvolver uma trabalho como líder da comunidade Várzea grande, desenvolvendo atividade juntos a outros quando Canavieira ainda era município de Jerumenha. .Alfabetizado, concluindo apenas o primário, sofreu as dificuldades da época, a não disponibilidade de escolas , mesmo assim desenvolveu conhecimentos, respeito e lança se Candidato a vereador pelo município de Jerumenha como representante da antiga ARENA e é eleito para um mandato de 04 anos de 1977 a 1980. Como garantia de trabalho desenvolveu atividades produtivas na agricultura, onde era considerado um grande produtor.Com a municipalização de Canavieira, transformando a mesma em cidade, foi importantissimo no sentido de aglomeração de pessoas para votação a favor do plebiscito em 1992, e continuou na política apenas através de apoio a outros políticos.



HOMENAGEM ESPECIAL

Benedito Ferreira da Mota

Na vida passamos por cada momento, que de uma forma ou de outra requer uma ação, ou reação no sentido de entender o que ocorre. Existem momentos bons que se passam totalmente despercebidos, mas que retornam as nossas vidas como uma lembrança saudável , uma lição de vida e o desejo de viver aquela mesma vida. São pequenas palavras, pequenos gestos ou ate mesmo um maroto sorriso, que reflete aos nossos olhos, a sinceridade, o respeito, o companheirismo, a solidariedade, o carinho a dignidade de uma pessoa. São os seus traços físicos, o rosto rugado pelo tempo, o corpo fraquejante, a sensibilidade da pele, que denunciam o trabalho, o sofrimento, a luta em busca de qualidade de vida para si e seus pertencentes. Por quantas vezes, deixamos passar a oportunidade de falar a alguém: “Você e importante pra mim” , “gostaria de tocá-lo , senti-lo com minha mão “ ou ate mesmo palavras simples “gosto de você” , adoro você”. São expressões minúsculas que ganham significados valiosos e muito grandes , quando desejamos executá-las e não temos essa oportunidade. Todo este contexto tem característica real, que ocorreu em nossa cidade Canavieira, e que começa mais ou menos assim: Era uma vez... Benedito Ferreira da Mota , um adulto senhor jovem, alegre ,amigo, divertido. Nasceu em 09 de agosto de 1919 na cidade de Bertolinia –Piauí, filho de João Ferreira da Mota e Raimunda Francisca Mota , quando adulto em 15 de junho de 1948 casou-se com Amélia Borges da Mota , com quem teve , um numero de filhos, formando uma tradicional família no município, sendo eles : Ana Amélia Borges da Mota, Elcieva Borges da Mota, Elza Borges da Mota, Elzima Mota dos Anjos, Elvina Borges da Mota, Pastora Borges da Mota, Elzivan Borges da Mota, Eloísa Borges da Mota e Benedito Ferreira da Mota Filho. Durante toda sua vida foi pai, amigo dos seus filhos, soube direcioná-los aos melhores caminhos, mostrando uma forma toda especial de viver. Em um momento que o mundo vivia as suas dificuldades, totalmente isolado, falta de acesso, educação , saúde , ele tirava da pequena terra que possuía o sustento para sua família e dar condições de vida a seus filhos, através do deslocamento dos mesmos para uma cidade vizinha para realizarem seus estudos. Foi guerreiro para lutar por um ideal. Do mundo pode usufruir tudo que estava ao seu alcance, sempre com um jeito alegre, sorridente procurando agarra-se naquilo que a vida lhe oferecia. Mas na vida temos uma predestinação, nascer, crescer e morrer, e em 09 de fevereiro de 2001, vitima de um destino o mesmo faleceu, deixando aos seus amigos, familiares, a certeza de uma missão cumprida . E uma saudade que jamais será esquecida.