quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Comunidade São Mateus

A Comunidade São Mateus fica localizada ao leste do municipio, fronteiras com Pavussú a media de 35 km da sede. É uma das comunidades que enfrentam maiores dificuldades por conta da falta de acesso, estradas de serras que no periodo de inverno ficam intrafegável, a questão da falta de estrutura relacionadas a comercio, saude e transportes. Sua população é bastante carente. O interessante é a sua area serrana de grandes morros e de uma riqueza natural imensa. Na religião a predominancia é do catolicismo onde é cultuado a santa como Padroeira Nossa Senhora do Rosario , sendo os festejos iniciam-se no dia 17 e vai ate o dia 25 de outubro de cada ano.



Este video mostra este blogueiro , mais um grupo de amigos escalando morro da comunidade São Mateus, uma diversão.
                                     Estrada , região de muita serra
                           Perido de festejos, muita gente na comunidade
 Riacho proximo a localidade(Riacho do Cocal)
                                                     Morro do pinheiro que fica na estrada
                                Residencias simples  da comunidade


     Morro do pinheiro visão da sede de Canavieira
                              Centro da comunidade , ao fundo o morro do Zé Bago atração turistica

                                Centro da comunidade São Mateus, visão do alto do morro


    Estradas de muitas ladeiras

               Estrada da sede a comunidade

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Porquê de U.E.Dr. João Martins de Araújo


O Porquê de U.E.Dr. João Martins de Araújo
Unidade Escolar Dr. João Martins de Araújo em Canavieira-PI
No período de 1985 a 1986 quando foi criado a Unidade Escolar Cenecista(CNEC) em Canavieira, o município ainda vivia a dependência da cidade de Jerumenha-PI . A construção do prédio foi um dos grandes projetos da antiga FUNDEC (Fundação de Desenvolvimento Comunitário) apoiando a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Canavieira que tinha como presidente o senhor  José de Araujo Porto. Para tanto foi registrado a escola com o nome de Unidade Escolar Cenecista Dr. João Martins de Araujo Costa  em homenagem ao mesmo pelo trabalho desenvolvido na Comarca de Jerumenha como juiz. Na época também havia uma grande relação de Canavieirenses com a senhora Adelaide Rocha que era prefeita de Elizeu Martins e ajudou bastante na fundação da escola. Após  1992 quando Canavieira passou cidade, com a extinção da CNEC houve a municipalização da escola, que passou a se chamar Unidade Escolar Municipal  Dr, João Martins de Araujo, desta vez sem o “Costa” é que na hora do registro, foi banido o Costa por conta de não caber no espaço destinado a colocação do nome. 
Quando atuou com juiz em Jerumenha-Piaui, Dr, João Martins de Araújo residia em um casarão no centro da cidade onde hoje funciona a Camara Muncipal de Vereadores

 JOÃO MARTINS DE ARAÚJO COSTA ( im memória)
Foto do Casal Dr. João Martins de Araujo e Dona Eldina Maria da Rocha Martins
 
NOME: João Martins de Araújo Costa, nascido no dia 06 de maio de 1908 na Fazenda Sa
nto Antonio, Município de Manoel Emídio. Filho do Sr. Sebastião Martins de Araújo Costa e Dona Joana de Sousa Martins. João Martins nestas terras já morava quando o projeto de colonização foi implantado na comunidade Colonia do Gurgueia..
FUNÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO: Foi Juiz de Direito do Município de Jerumenha e Proprietário de parte das terras onde fora implantado o Núcleo Colonial do Gurguéia. Como magistrado dedicou a sua vida prestando serviço a esta região. Abaixo veja foto de uma fazenda denominda Tranqueira situada no municipio de Colonia do Gurguéia.




Dona Adelaide Rocha Martins Cortez
 ADELAIDE ROCHA MAURIZ CORTEZ
NOME: Adelaide Rocha Martins Cortez, nascida no dia 21 de abril de 1943 no Município de Jerumenha – PI. Filha do Sr. João Martins de Araújo Costa e Dona Eldina Maria da Rocha Martins. Adelaide chegou ao Núcleo Colonial do Gurguéia, hoje a Cidade de Colônia do Gurguéia, em agosto de 1966.
FUNÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO: Foi professora, Diretora do Ginásio e Diretora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima. Além destes feitos, Adelaide foi prefeita do Município mãe do Núcleo Colônia do Gurguéia, Eliseu Martins, sempre trabalhando em favor desta região. 

Filhos do casal Dr. João Martins de Araujo e Dona Eldina Maria da Rocha Martins

Agradecimentos  a Arsênio Martins
Colaboração. pmcoloniadogurgueia.com.br

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Enchente Riacho Canavieira

Sempre que chove é comum o Riacho Canavieira descer grandes enchentes e consequentemente fechar o transito tanto para veiculos como pedestres que precisam esperar até a agua baixar. O Riacho fica logo proximo ao centro da cidade. Neste dia 09 de fevereiro de 2011 flagramos uma de suas grandes enchentes.











História da Bandeira de Canavieira

BANDEIRA DE CANAVIEIRA –PIAUI
Foto da Bandeira original- Vanilson Medeiros



O patriotismo no município ainda marcha em passos muitos lentos, isso por conta da falta de um serviço de divulgação de seu símbolo maior que é a sua bandeira. Em Canavieira a bandeira do município passou a circular pelos eventos cívicos ao lado de bandeiras como a do Brasil e do Piauí, mas poucos conhecem a sua história, como foi criada, o tamanho e cores originais. Portanto no dia 09 de agosto de 1995, com a formatura de uma turma de letras português na Universidade Estadual do Piauí-UESPI no campus de Floriano, onde ali estavam alguns alunos que pertenciam ao município, especificamente à senhora Luzmar Mendes da Rocha Sousa, daí foi que surgiu através de uma necessidade a criação da bandeira de Canavieira. A própria Luzmar recorreu a uma costureira onde usou de seus conhecimentos e através de idéias passaram a construir essa bandeira. Por um grande período a mesma foi honrada sem qualquer registro ou aprovação por lei , participando de várias comemorações como inaugurações de obras, eventos de datas comemorativas e através da lei municipal 063/1997 é que a mesma foi legalizada , oficialmente criadas ficando assim a sua constituição: A bandeira é formada por um retângulo de 150 x 100 centímetros na cor verde amazonas, ao centro uma quadrado branco medindo 40 cm, ao centro do quadrado branco um brasão do município exibindo em uma faixa com contorno azul a data de criação da cidade, junto ainda possui o desenho de 02 pés de carnaúbas e 01 coqueiro , nas laterais o milho e o arroz representando as principais culturas do município. A imagem do brasão foi confeccionada numa pintura de silk screen. Na foto a imagem da bandeira original e seu brasão.

Riacho Buriti Grande- Bertolinia-PI

O Riacho do Buriti Grande, comunidade próxima a sede de Canavieira , numa media de 10 km, é municipio de Bertolinia , mas para quem precisa ir para a comunidade Varzea grande tem de passar pelo local. Aos longos do tempo com a erosão do solo, provavelmente ocorrida por conta do desmatamento das margens do riacho ,a descidas das aguas da chuvas vem criando grandes torres de barro as margens que chama a atenção de quem passa no local.









sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Perfil da U.E.José Donato de Araujo- Sede



CONTEXTO HISTÓRICO DE CANAVIEIRA - PIAUI

A escola esta inserida num contexto sócio-político econômico cultural com um acelerado crescimento tecnológico das comunicações e descoberta, que  a um tempo serve ao homem e ao mesmo tempo serve- se dele. A insegurança a falta de ética, alcoolismo carência uma reflexão critica e a crise dos valores são algumas tensões do cotidiano, e nessa realidade com todos seus contrastes suas injustiças que nos movemos é neste espaço que vivemos, que de uma maneira ou de outra participamos e pôr ele somos responsáveis, situar se nesta dimensão exige reformulação, reflexão e uma ação consciente para que o homem possa  ser agente trans formador e sujeito de historia criador e criatura. Assim na perspectiva de formação de um ser humano pensante e ativo, buscamos nesta escola garantir a construção de conhecimentos e valores para uma compreensão crítica e transformadora da realidade na qual estamos inseridos A população do município é de 4.629   habitantes, o município ainda é novo foi emancipado politicamente em 01 de janeiro de 1993, quando tomou posse o primeiro prefeito José Donato de Araujo Neto . a população dedica se a agricultura e a pecuária tem como religião predominante a católica cujo o padroeiro e  são Raimundo Nonato, festejado de 22 de agosto a 31 do mesmo como todo município interiorano as opções de laser são restrito destacando se as festas dançantes, atividades esportivas mas graças o grande desenvolvimento deste município hoje temos já outras opções de laser, festas junina, boi bumba, aniversário da cidade, comemoração das datas cívicas  todos comemorados com grandes eventos . Economicamente a população  enquadra se  na classe  de baixa e media renda  que atinge um considerável contingente de trabalhador de baixa padrão de vida da maioria.
O município de canavieira esta localizado na região centro-sul do estado do Piauí  a 414km da capital, as margens do rio Gurguéia, limita se:

·        Ao norte, com o município de Jerumenha
·        Ao sul com o município de Elizeu Martins
·        Ao leste com os municípios de rio grande do Piauí e Itaueira
·        Ao oeste com os municípios de Bertolínia e Landri Sales


 ESCOLA JOSÉ DONATO DE ARAUJO 
Em fevereiro de 2001 foi fundada a Unidade Escolar José Donato de Araújo localizada na avenida Pedro Fonseca 532, onde passou a funcionar em um prédio da antiga CNEC , só depois através da necessidade de um local mais abrangente passou a ser realizada as aulas na U,E. Mariano José Roberto, com certo tempo por questões políticas  o prefeito na época Zé Nordeste foi obrigado a tirar a escola do prédio  que pertencia ao Estado e rapidamente construiu um super prédio da rede municipal que é a escola José Donato de Araujo, em 2009 com a posse de novo prefeito Joan de Albuquerque fez uma reforma com ampliação de core mãos, e pinturas, o prédio na cidade de Canavieira PI possui uma área  de 600m² para atender as necessidades educacionais do município e funcionar nesta os cursos de ensino fundamental menor e educação de jovens e adulto 6º ao 9º ano, que antes estes cursos eram oferecido na unidade escolar Mariano José Roberto sendo esta a mercê do estado. Sendo uma instituição  a unidade escolar José Donato de Araujo está atenta para questões sociais criando projetos especiais e parcerias que venham contribuir para uma melhor qualidade de vida aos que vivem, e dos que dela dependem , entre as parcerias esta o PRO-INFANTIL que da oportunidade a professores leigos uma formação em nível médio para que os mesmos possa ingressar em um nível superior .

 1º edição da escola  - Primeira construção com apenas 4 salas pequenas , uma diretoria e  2 banheiros
Já em outro período após ampliação

A partir  de 2009 atendendo a lei federal nº 11.274 de 06 de fevereiro  de 2006  que determinava a duração de nove anos para o ensino fundamental, a escola alterou sua organização  curricular, para este nível de ensino.
A escola José Donato de Araujo a partir de 2010 passa a ser uma   escola inclusiva de acordo com alei 9394/96 art58e59 embora já atendesse algumas crianças especiais, para isso a escola esta adaptando sua estrutura física para dar acesso as pessoas com necessidades especiais como também qualificando profissionais e introduzindo recursos  didático pedagógico apropriado para o atendimento desse publico. Sendo que a partir dessa data a escola José Donato de Araujo tem como proposta ser uma escola inclusiva, partindo do pressuposto de que a educação é  para todos, busca se aqui o reconhecimento e a valorização da diversidade e da diferenças individuais como elementos entre secos e enriquecedores  do processo escolar e garantia do acesso e  permanência do aluno na escola.


Alem disso entende se que as discussões  a respeito da inclusão devem ser ampliadas e entendidos a toda comunidade escolar, para que haja o entendimento e respeito as diferenças , já que somos todos diferentes com um jeito próprio de pensar e agir, assim CAEVALHO(2000, p. 17) A diferença não e uma peculiaridade  das pessoa com a deficiência  ou dos superdotados. Todos somos diferentes uns dos outros e de nós mesmos, a medida que crescemos e nos desenvolvemos. Somos todos iguais.





Para a educação profissional a instituição tem investido em recursos tecnológicos, foi criado laboratório de informática para que os profissionais pudessem se aperfeiçoar como mais um, espaço para os alunos de praticas pessoais ressalta-se aqui uma associação de APP associação de pais e mestres atuante a escola tem agendado em seu calendário eventos especiais  e festivas buscando sempre a integração escolar e familiar.


Hoje a escola José Donato de Araujo comporta 403 alunos e 46 funcionários sendo 19 professores do ensino fundamental menor 08 na educação de jovens e adultos 5º ao 9º ano ,05 zeladores 03 merendeiras, 03 vigias 02 diretores, 04 secretários 01 coordenadora pedagógica e 01 pedagoga.

·           Departamento que funciona na escola.
·          Direção com três armários 02 birôs uma maquina de Xerox
·
·          Secretaria com 02 ar condicionado 03 computadores
·          Cantina com  fogão industrial quatro bocas com forno 01 pia de inox, um armário de aço uma estante.
·

·         Sala de vídeo forrada com um ar condicionado e uma TV
·         Sala de aula 09 todas forradas com ar condicionado
·         Sala dos professores com 01 geladeira e 06 cadeiras


·        ·         Laboratório de informática com 18 computadores todos com internet disponível para os alunos e professores
·        01 sala de RM

·
·        Uma vêz por ano a escola recebe verbas do (PDDE e PDE) sendo PPDE (Programa Dinheiro Direto na Escola ) que e destinado a compra de materiais permanentes e de consumo. Também PDE (Plano de Desenvolvimento das Escolas )
PNLD- Programa Nacional do livro
PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar
Pontos forte da Unidade Escola José Donato de Araujo,
·        Informatização da escola / internet :
·        Envolvimento da equipe docente nos projetos da escola.
·        Equipe qualificada
·        Bom relacionamento humano
·        A escola e bem vista pela comunidade.
·        Liderança forte.

Pontos fracos da escola
·        Baixa participação dos pais nos momentos relevantes, para o sucesso escolar dos filhos:
·        Evasão no período noturno
·        Falta de um professor auxiliar
·        Falta de um refeitório
·        Falta de espaço de recriação
·        Indisciplina envolvendo o corpo docente e discente
·        Falta de uma biblioteca
·        Mais  salas de aula

Problemas que devem ser atacados prioritariamente.
·        Fortalecer a relação entre escola e família
·        Diminuir o índice de evasão no ensino de jovens e adultos EJA
·        Formação continuada para os professores do ensino fundamental menor 1º ao 5º ano
·        Fortalecer o ensino inclusivo
·        Construção do refeitório
·        Projetos de intervenção ( para garantir o ensino de qualidade
·        Construção de uma sala para biblioteca
·        Contratar o professor auxiliar


PLANO DE AÇÃO
Metas :
Ações
I    Promover debates, palestras e pesquisas para maior dinamização das aulas ate 2012.
II   Capacitar os professores para melhor, atuação docente dentro da metodologia contextualizado utilizando TV e vídeo, data show,retroprojetor internet de 2010 a 2012
III  Contribuir para a defasagem idade série  2010 a 2011
IV  Envolver os pais nas atividades realizadas na escola
·        Promover gincana culturais e esportivas.
·        Projetos envolvendo pais.
V   Incentivar o resgate dos valores morais
·        Trabalhar com filmes e musicas que desperte o respeito mútuo.
VI  Elevar qualidade do ensino e aprendizagem;
·        Realizar projetos envolvendo as datas cívicas e comemorativas com temas de acontecimentos emergenciais conforme a necessidade do momento
·        Promover grupos de estudos com corpo docente.
VII   Promover eventos educativos recreativos;
·        Promoção de eventos educativos por ocasião de datas cívicas e comemorativas ao:
·        Meio ambiente, páscoa dia das mães aniversários de canavieira, folclore, dia das crianças, dia dos professores e natal

Projetos que serão desenvolvidos na escola:

Projeto: aniversário da cidade
- desenvolver o espírito cívico (cidadania)
- estimular o interesse pela historia da Cidade.
- perceber as mudanças ocorridas na cidade através dos
Tempos.
- reconhecer os espaços físicos e limites da cidade.

Projeto:  meio ambiente.
- compreender  as necessidades de dominar alguns
Procedimentos de conservação e manejo dos recursos
naturais  com os quais interagem, ampliando-os no dia dia .

projeto:  festa juninas.
-  Resgatar distinguir as diferenças dos costumes das festas
juninas   no Brasil e no mundo;
-  resgatar a memória desta festa
- valorizar as tradições folclóricas
- incentivar o gosto da musica junina
Projeto: criança.
- conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças
do campo e da cidade.
- valorizar as crianças
- estimular a auto estima
- evidenciar direitos e deveres da criança
Projeto:  professor.
- concretizar e valorizar o profissional da educação
Projeto: natal em família.
- promover o resgate dos valores e hábitos da vida em família
Para uma sociedade mais justa.  Sensibilizar nos alunos a solidariedade promovendo reflexo Verdadeiro
A unidade escolar Jose Donato de Araújo tem por fins educativos questionar e romper com a estrutura político econômico social acreditando no eixo básico que sustenta o trabalho pedagógico que é o conhecimento com  a construção do conhecimento do próprio sujeito, já que a educação é prioridade de todos seres humanos por isso precisamos estabelecer metas para serem comprida a um espaço de curto médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiros necessidades da comunidade escolar para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que os alunos sejam capazes de aprender a serem conscientes de seus direitos e deveres de liberdade e igualdade. Coerente com as estratégias previstas nas referidas LDB, a instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, se ate hoje as instituição esteve a mercê da política e da situação social é também através da educação escolar, que cremos ser possível a construção de uma sociedade mais justa que respeite as diferença que garanta espaço para que o individual possa emergir no social favorecendo dessa forma a garantia aos direitos de todos. esses termos os esforços dessa instituição de construir e concretizar um projeto pedagógico que parta do entendimento que os tempos e espaços escolares de convivência, de ensino e de aprendizagem pautem-se pela ética e continua-se a favor do bem maior que é a vida; A unidade escolar José Donato de Araújo adotará os seguintes princípios norteadores de sua política educacional:
– Dinamizar um currículo que contemple termos e preocupações mundiais resgatar a visão de totalidade dos sujeitos; Priorizar uma ação pedagógica voltada a construção de cidadãos conscientes; garantir o acesso ao conhecimento sistematizado e implementar um espaço de pesquisa.
Desenvolver uma ação continua e planejada de combate a exclusão, isto é  intervir por todos os meios possíveis, para que o aluno permaneça na escola.
Considerar as especificidades da aprendizagem de cada aluno, mediante um trabalho diversificado.

Unidade Escolar José Donato de Araújo