sexta-feira, 25 de março de 2011

Avenida Manoel rosado

O Nome da avenida é uma homenagem ao senhor Manoel Rosado da Silva que por muito tempo quando Canavieira ainda não era cidade, a Rua era conhecida como rua do Lico, por ser ele a primeira pessoa habitar aquela área. Informações dão conta de que quando o mesmo chegou em Canavieira construiu sua residência em um local considerado distante da área central para época, media de 600 metros, e aí o mesmo através de roço fez uma estrada para dar acesso ao local onde hoje se encontra o centro da cidade, com o tempo outras famílias foram se habitando e conseqüentemente formando a avenida.

Atualmente a Avenida possui um numero maior de habitantes, foi beneficiada por alguns serviços básicos como rede de esgoto, água, energia, calçamento, mais ainda sofre como algumas dificuldades principalmente no que se diz respeito a serviços urbanos de boa manutenção ,arquitetura , limpeza, lazer  e decoração.
A Pracinha da Avenida como ficou conhecida virou ponto de encontro das pessoas da avenida, local onde os mesmo se reúne para conversarem. No periodo de construção numa administração passada a mesma ganhou uma televisão que era aberta ao público,nos dias de hoje esse serviço não existe, mais nada tira a alegria das pessoas de estarem alí reunidos. Como podemos observar muitos moradores do municipio de Canavieira ainda sofre com a baixa condição financeira, a arquitetura existente de algumas residencias são bastante precarias, a maioria das construções são de barro crú e em algumas ainda são coberta com telhas feitas manualmente ou até mesmo palhas de babaçú.












quinta-feira, 24 de março de 2011

Olho sobre a cidade- Fotos

Ruas da cidade de Canavieira, na visão a imagem da Rua Sete de Setembro , antiga rua de Dona  Zefinha




 Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Rua Vitalino de Sousa obra iniciada pelo Padre Anchieta(im memoriam) na época padre da Paroquia de Colonia do Gurgueia. Nos ultimos dias a mesma passou por uma melhoria.
Rua 21 de abril saindo da Rua São Pedro em direção a Rua Jose Alves

Rua Vitalino de Sousa em direção ao centro da cidade.

Rua José Alves em direção a Avenida Manoel Rosado


Rua Augusto em direção a Avenida Pedro Fonseca

Rua Augusto em direção a Rua Vitalino de Sousa

Exuberancia das enchentes do Riacho Canavieira nesta ano de 2011 , uma das maiores cheias. Imagem da Vila Doroteia em direção ao centro de Canavieira

Rua Raimunda Mota no inicio em direção a saida para a comunidade São Mateus

segunda-feira, 21 de março de 2011

Barra do Riacho Canavieira

A denominação dada de Barra do Riacho, fica por conta do local onde o riacho se desagua ao Rio Gurguéia. As imagens tem efeito paisagistico, mas é comum se ver como a ação dos agricultores estão acabando com as margens do riacho neste local o caminho por onde as aguas da enchente escorrega a todos instante mudam de lugar,portanto algumas arvores que estão no caminho vão abaixo.
Este blogueiro Vanilson Medeiros apreciando as paisagens da barra do Riacho Canavieira

Neblina, logo cedinho  da manhã em meio a babaçual

Babaçual as margens do Riacho, em grande quantidade






quarta-feira, 16 de março de 2011

Estrada de acesso a comunidade Varzea grande

A comunidade Varzea grande fica localizada as margens do Rio Gurguéia, considerada uma das maiores comunidades do municipio de Canavieira-PI.  A cidade da qual a maioria desses habitantes procuram para realizar serviços de compras e outros é a cidade Floriano, para isso tem de se deslocarem por estradas de chão, que no periodo de inverno complica bastante.
Ponte do Riacho Xavier, apesar da sua estrutura  a mesma tem sido importantissima para o acesso a comunidade, sem a sua construção  o transito de pessoas e outros veiculos quase impossivel
Entrada da comunidade Vacas em perido de inverno forte o riacho atrapalha bastante chegando a isolar a comunidade em dias de enchentes
Riacho do esfolado, de onde escorre as aguas dos brejos do Xixá em Bertolinia é tido como um dos grandes que no periodo enchente bloqueia a passagem de pessoas e veiculos.
Ponte sobre o Riacho do esfolado( Solado) construida fora da rota normal , sendo que para utiliza-la as pessoas teem de fazer um desvio bastante grande, mais no momento é uma das grandes soluções para viabilização do acesso as comunidades as margens do rio .
Ponte do Xavieir , visão mais aproximada
Calango, reptil comum nesta região
Ponte do Mandacarú outra grande obra para o povo daquela comunidade