quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os três graves problemas de meio ambiente e saúde de Canavieira foram tema de audiência pública realizada hoje .

Publicada em 29 de novembro de 2011
Vereadores que cobraram uma ação imediata
no sentido de solucionar o problema do lixo das ruas.
A matéria publicada neste blog,  e em uma outra coluna de Canavieira, produzida por este colunista em 01 de janeiro de 2011 que chamava a atenção para questão de três graves problemas de saúde e meio ambiente em  que a cidade deveria enfrentar em breve, foi  tema principal da audiência pública realizada hoje(29.11) com a participação do poder executivo, câmara de vereadores e a sociedade. O objetivo da audiência era traçar uma proposta  a ser agregada em um projeto federal, para aquisição de recursos  para serem aplicados na área de saúde. Durante o debate houve muita discussão com várias participações  de vereadores e sociedade onde todos de forma unanimente clamaram por investimentos nesta área de construção de um aterro sanitário para melhor destino do lixo, um serviço de coleta regular e eficiente , que acabe com os lixos da ruas ,citados pelos vereadores Abdon Ramos , Fransuelto, Luiz Mota e  Luzmar Mendes .  Anteriormente a essas discussão a Secretária Municipal de Saúde Bethania Brandão , manifestou o seu interesse e do próprio prefeito no sentido de que a população aprovasse  essa proposta de construção do aterro sanitário, o que foi confirmada com a participação popular.
Diante disso a proposta que o texto da matéria  apresenta, aos poucos estão sendo edificadas que era da união dos poderes executivo, legislativo, judiciário e sociedade civil , no sentido de   discutir propostas e possibilidades para solução dos problemas . Reveja  AS MATÉRIAS  clicando nos links abaixo.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Audiência pública discute a criação de proposta de emenda e aplicação de recursos na saúde de Canavieira em 2012.

Publicada em 29 de Novembro de 2011 às 12.10 horas.
Hoje pela manhã aconteceu numa área aberta do prédio do CRÁS  , uma audiência pública  com a participação do poder executivo, poder legislativo e a sociedade para discutir a criação  de uma emenda federal,  e a possível aplicação de recursos na área de saúde em 2012  nos valores R$ 400,00 (quatrocentos mil reais) destinados pela União ao município de Canavieira
A audiência faz parte de um Projeto de Lei Orçamentaria para 2012, Nº 28/2011-CN. As emendas de iniciativa popular é um dispositivo que visa complementar as receitas dos municípios de até 50 mil habitantes.No Piauí, mais de 219 possuem essa faixa  habitacional e estão aptos a receber os recursos. O município de Canavieira foi enquadrado no valor de R$ 400 mil reais , segundo o prefeito considerando que a cidade possui mais de 5.000 habitantes. A União está dando a oportunidade dos municípios de decidirem onde querem empregar esses recursos, pois cada cidade tem sua particularidade e suas prioridades. Uma das exigências é que a população participe ativamente da ação , para isso a aplicação dos recursos teve de ser discutida em audiência publica com ampla divulgação e participação da sociedade.
Os recursos das emendas são direcionados especificamente para a área de saúde podendo ser usada nas seguintes ações:
·        Estruturação de da rede de serviços de atenção básica de saúde.
 Implantação de melhorias sanitárias domiciliares para prevenção e controle de agravos.
·        Implantação e melhoria de sistemas públicos de abastecimento de água em municípios de até 50 mil habitantes.
·        Implantação e melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário em municípios de até 50 mil habitantes.
·        Serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar. 
·        Implantação e melhoria de sistemas públicos de manejo de resíduos em municípios de até 50 mil habitantes.
No final da audiência depois de muita discussão resolveu-se criar uma emenda que contemple a construção de um aterro sanitário para recebimento do lixo urbano.





RELEMBRANDO. Fatos curiosos em Canavieira.(28.11.2011)

Desenho de ilustração . Arte Vanilson Medeiros
Fatos curiosos sobre a vivência antiga em Canavieira.O conceito de qualidade de vida é um conceito abrangente e no qual se interligam diversas abordagens e diversas problemáticas. Podemos equacionar três âmbitos de análise relativos à qualidade de vida. Um primeiro, tem a ver com a distinção entre os aspectos materiais e imateriais da qualidade de vida. CLIK NO LINK PARA VER O POST COMPLETO.

sábado, 26 de novembro de 2011

Paróquia de São Raimundo Nonato divulga programação dos festejos de N.Sra Conceição em Canavieira

Durante um encontro na igreja de São Raimundo Nonato ontem a noite, com a presença de um grupo de oração de Bertolínia , em nome da paróquia foi divulgado a programação dos festejos de Nossa Senhora Conceição que acontece do dia 29 de novembro e vai até 08 de dezembro de 2011, na igreja ali localizada na Rua Vitalino de Sousa. VEJA .
Convite
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, celebrar a Imaculada Conceição é sempre motivo de alegria para todos nós que somos católicos apostólicos romanos e a nossa comunidade de Canavieira, se rejubila por ter Maria como sua co-padoreira a quem pedimos a intercessão materna por todos os seus devotos e devotas. É neste contexto religioso que convidamos você e sua família para se juntar a nós neste tempo de preparação para o Natal do senhor, por isso faça você também parte desse nosso novenario em honra a mãe de Deus.
                                                                                                          Pe. Ângelo Márcio Oliveira da Costa
                                                                                   Administrador Paroquial

TEMA “  Maria do sim, ensina –nos a dizer sim”
PROGRAMAÇÃO

DIA 29.11- Catequese , crianças e Pastoral da criança
Dia 30. 11-Terço dos homens de Canavieira – Ministrante Pe. Ângelo
Dia 01-12- Casais do ECC e  famílias
DIA02-12- Aposentados, idosos e pensionistas
Dia 03-12- Comerciantes, lavradores, e motoristas. Missa  Pe Ângelo
Dia04-12- Juventude e motoqueiros
DIA 05-11-  Pastoral do dizimo e saúde
DIA 06-12- Funcionários públicos em geral. Missa Pe Ângelo
DIA07-12- Apostolado de orações e visitantes
DIA 08.12- Comunidade  em geral e devotos de Nossa Senhora -Procissão e missa as 17.00 horas.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Professora ministra aula ao ar livre , com direito a festinha de Aniversário em Canavieira

Para alguns alunos, estudar sem visualizar a aplicação prática de uma matéria pode tornar o assunto incompreensível. Isso pode, por vezes, até criar uma resistência nos alunos que dificulta a fixação do conteúdo. Com o intuito de ajudar os estudantes a compreenderem onde se encaixam cada uma das teorias e fórmulas estudadas nos livros, alguns professores deixam a ortodoxia de lado e buscam, fora das salas de aula, maneiras de passar o conteúdo e obter respostas positivas dos jovens.Essa foi a estratégia usada pela professora da turma de 3ª série da Unidade escolar José Donato de Araújo Doragsa Vieira, nesta manhã(23.11). 
Segundo a mesma não é que devemos deixar de lados as aulas tradicionais com aplicações de conteúdos ,gramáticas e outros , mais é preciso criar algo diferente para que se tire o stress do aluno provocado pela rotina do dia a dia..
 Para isso a professora realizou uma aula extra classe no centro da cidade embaixo de uma arvore ao ar livre, lá alunos aperfeiçoaram os conteúdos através de estudos didáticos , aprenderam matemática com jogos e brincadeiras, além de se divertirem em um ambiente mais agradável e com a comemoração de aniversário de um dos alunos João Gabriel. Apesar do estímulo que o estudo por meio do uso de locais alternativos proporciona, Doragsa reconhece que visitar lugares onde é possível aprender na prática não muda a postura dos alunos quanto a gostar ou não de uma matéria. "Porém, a prática desperta a curiosidade dos estudantes e o nosso objetivo aqui é apresentar uma aula mais leve sem muitas informalidade e mostrando sempre  a importância do estudo. Para isso é preciso buscarmos variados meios.









terça-feira, 22 de novembro de 2011

OPINIÃO :Futebol muita força de vontade e falta de objetivos direcionados a clubes e jogadores em Canavieira

Há muito tempo que escrevo falando sobre a questão do esporte no município de Canavieira, são opiniões próprias que conseguem adquirir seus adeptos assim como dispersa outros. São as divergências de opiniões com pensamentos às vezes direcionados a um objetivo comum e a outros com objetivos particulares e apesar dos poucos anos que já vivi aqui,mesmo assim tem sido  fácil de perceber e poder afirmar que em Canavieira, futebol, esporte nunca foi criado para o devido objetivo que deveria atingir. Ressaltamos aos longos dos tempos , grandes formações de times de futebol de Canavieira, Várzea grande,quantas seleções,nos últimos anos, os campeonatos municipais que vem atraindo muita gente aos campos, formando torcidas, levando alegria ,esperança . Mais que esperança é essa?
Aos longos dos anos o futebol em Canavieira vem sendo jogado na base da vontade sem nenhuma organização,são tempos  onde o orgulho pelo esporte encontra se de maneira retraída e oculta ,muitas são as movimentações e pouca a  organização.O Ápice é a festa a descontração e quem sabe ali no passar do tempo alguém pode estar perdendo uma oportunidade que é única de ser um grande jogador, poder ter uma carreira profissional. Não basta realizar jogos e  campeonatos  é preciso formar  Ligas  ,  formalizar  os clubes , buscar parcerias para criarem estruturas como: Campos, quadras, locais  dentro de um padrão de competição,capacitar árbitros e auxiliares , buscar fundos de apoio para atletas para que os mesmos possam no mínimo  treinarem calçados  e exibirem suas habilidades , criar um fundo de manutenção para a Secretaria de esportes para que possa viabilizar a participação de um time de Canavieira em competições de renomes junto ao Estado como o intermunicipal posteriormente quem sabe conseguindo atingir um campeonato Piauiense.É preciso pensar mais alto.  Particularmente destaco o trabalho da família de “Seu Tino” o próprio, Adail José, Serginho e dos mais jovens Vilson , família envolvida com essa prática , são de uma força de vontade enorme e tem sido importante para esta prática amadora, o projeto de escolinha do município é talvez o meio desse processo de alavancamento do futebol, esqueceram de fazer o inicio criar as bases para desenvolvimento  , mas acompanhando o torneio de futsal no qual os mesmos estão realizando em Canavieira vemos as dificuldades , a falta de bolas, quadra inadequada, redes rasgadas, jogadores descalços, outros com as chuteiras do campo com travas altas,goleiros sem nenhuma proteção,uniformes sem padronização........Enfim competição realizada na raça e com muito amor. É preciso unir os poderes, juntar a sociedade civil , empresarial ,realizar acordos, compromisso com o foco direcionado ao futuro do esporte, dos atletas e o nome da cidade Canavieira.  Não há como negar! Cidade pequena é assim, vésperas de ano eleitoral as pessoas  respiram política e é aí que está os riscos, momentos que aparecem os defensores dos jovens e do  esporte, sem  conhecimento e nenhum  projeto em mente e lá vem a combinação:Jogo,festa,cachaça, jogo,festa cachaça, as vezes o ritmo se modifica vem a cachaça primeiro, depois o jogo e na seqüência festa , ou melhor festa,cachaça no outro dia jogo. E o futuro quem me arrisca a dizer? Precisa cartomante para mostrar? É preciso plantar uma semente boa, para que possamos ter a expectativa de colher frutos bons.Imaginemos quantos jogadores habilidosos, iniciaram e terminaram suas carreiras aqui sem nenhuma  oportunidade até mesmo de jogar em um local bonito e adequado,quantos Ronaldos Fenômenos passaram sem deixar suas marcas?

Vanilson Medeiros. 21.11.2011

sábado, 19 de novembro de 2011

TSE revoga decisão do TRE-PI que cassou o mandato do prefeito de Bertolinia Zé Nordeste


Zé Nordeste poderá entrar para a História do Brasil, como o primeiro prefeito considerado "itinerante" a cumprir todo seu mandato.Foi prefeito em Canavieira nos anos de 1993 a 1996, de 2001 a 2004 e de 2005 a meados de 2008 quando deixou o cargo e mudou residência para Bertolinia e se candidatou para a próxima eleição sendo  eleito prefeito para os anos de 2009 a 2012 naquela cidade.

Foi publicado por volta das 10h30min desta sexta-feira (18 de novembro de 2011), no Diário da Justiça Eletrônico, nas paginas 26, 27 e 28, uma decisão monocrática do Ministro do TSE, Arnaldo Versiani, que, no dia 10 deste mês (novembro) revogou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que, no dia 12 de julho deste ano (2011), cassou o mandato do prefeito de Bertolínia-PI, José Donato de Araújo Neto, o Zé Nordeste, que é irmão da deputada estadual Ana Paula (PMDB-PI).

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, por maioria, rejeitou a preliminar de intempestividade e, no mérito, à unanimidade, conheceu e deu provimento a Recurso Contra a Expedição de Diploma, interposto por Aracélia Maria de Sousa, segunda colocada ao cargo de prefeito, e deu provimento a Recurso Contra Expedição de Diploma, a fim de decretar a desconstituição dos diplomas conferidos a José Donato de Araújo Neto e Rita de Cássia Sousa Martins Tomaz eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito do Município de Bertolínia-PI, nas eleições de 2008, determinando a manutenção deles no cargo até o trânsito em julgado da decisão, com base no art. 216 do Código Eleitoral. O Ministro Arnaldo Versiani após analisar o Recurso Especial Eleitoral nº 113, impetrado no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília-DF, pelo advogado José Norberto Lopes Campelo, que faz a defesa do prefeito Zé Nordeste e da vice-prefeita Rita de Cássia, decidiu dar provimento ao recurso especial, com base no artigo 36, parágrafo 7º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, a fim de reformar o acórdão do TRE-PI e não conhecer do recurso Contra a Expedição de Diploma, dada a sua intempestividade. O advogado Norberto Campelo entrou com o recurso no TSE, por volta das 17h16min do dia 1º de setembro de 2011 e a decisão monocrática do ministro Arnaldo Versiani saiu no dia 10 deste mês (Novembro de 2011). A candidata Aracélia Maria de Sousa pediu a inelegibilidade do prefeito Zé Nordeste, alegando que ele está exercendo o terceiro mandato consecutivo (prefeito itinerante).

Fonte Saraiva repórter.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

COMEÇOU O TORNEIO CANAVIEIRENSE DE FUTSAL

Começou neste dia 15 de novembro o Torneio Canavieirense de Futsal com times da sede. Click no link para ver a tabela e em breve muitas informações da area esportiva de Canavieira. AQUI NO  CADERNO DE ESPORTES

SÉRIE- RELEMBRANDO IV _ Fonte da Galdina ,Poço do Toco e Paraiso em Canavieira

Nesta etapa da Série relembrando IV, vamos destacar três locais importantes para a infancia de muitos Canavieirenses , todos ligados a locais de banhos, riachos , natureza, pontos de encontros, de diversão, brincadeiras. As imagens atuais talvez não visualize de imediato ,mais as cenas vividas por muitos serão lembradas e relembradas de maneira sutil e agradável. 

1- A Fonte da Galdina, local onde as pessoas se encontravam para lavar roupas , area mais restrita as mulheres numa época que ainda não existia agua encanada.A homenagem foi feita uma senhora que usava muito o local para lavar roupas, Dona Galdina que era mãe da Senhora Eurides e avó da senhora Dulva do Zé Ineis. 
Fonte da Galdina , as margens do Riacho Canavieira próximo a cidade

2- Logo abaixo existia o chamado " Poço do toco" uma referencia a um resto de uma arvore que fora cortada e lá ficou parte de onde os garotos subiam e pulavam no riacho fundo existente na época. No local não existe o poço, mais ainda  usufrui de uma mata exuberante em suas margens que demonstram existir  ali  muita preservação. São verdadeiras juaís, gameleiras, babaçu , mangas e outros.
Local do antigo Poço do Toco em Canavieira
3- Paraiso, já mais distante da passagem em direção ao Rio, o lugar era onde se concentrava um grande poço, local de banho das pessoas cedinho e no periodo da tarde. Assim como nos outros locais os poços sumiram mais ainda existe uma area bem preservada em suas margens. Nesta area ainda é possivel se ver muitos animais tipicos dessa região como Macacos da especie Sagui, Prego, Guaribas e Capelão. VEJAM FOTOS DOS LOCAIS.
Enormes gameleiras as margens do Riacho
Imagem distante de um pequeno Sagui ( Soim)lagrado no momento do passeio































Presença de muita mata nas margens


Região ali do Poço Paraiso ,totalmente diferente

A Presença de babaçuais as margens , fonte de alimentos para várias especies de macacos que vivem ali.
Frutinhas  (  Conhecidas como as famosas "Mata fome")

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO. Faleceu agora a pouco o senhor Pedro Pereira de Canavieira

 Para que se tome conhecimento e a quem possa interessar informamos que faleceu hoje(14.11) o senhor Pedro Pereira, conhecido por seus versos interessantes, contos  e romances que tanto gostava de expressar. Para visualizar melhor o mesmo é pai dos amigos Tertuliano Duarte, Oriel, Galvino,Angelino,  Nancildo entre outros , alí do município de Varzea Grande. O Mesmo residia  na sede do municipio, sentiu-se mal foi levado a um hospital na cidade de Floriano ontem e veio a  falecer neste período da tarde. O corpo está sendo esperado para ser velado em sua residência na Avenida Manoel Rosado.  Desde já manifestamos nossos votos de pêsames a família enlutada. 

domingo, 13 de novembro de 2011

Festas das mulheres de Canavieira em sua 2ª Edição foi um sucesso

No último final de semana aconteceu em Canavieira a 2ª Edição da  Festa das Mulheres que atraiu muita gente , o evento aconteceu no Bar Ar da terra ( Da Neide) e teve a animação  da banda de Forró Doce Emoções.  A movimentação acontece com a união de várias mulheres que adquirem os recursos através de patrocínios e só é permitida a entrada de mulheres com exceção dos músicos da banda. Em sua 1ª edição em um ano anterior a festa aconteceu  na Churrascaria Pontual com a animação de uma outra banda formada por filhos da terra na época o Fulaia. Segundo algumas pessoas que estavam presentes a mesma  foi um grande acontecimento, chegando superar quaisquer expectativas.












quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CAMPANHA DE RESGATE DA MEMÓRIA HISTÓRICA DE CANAVIEIRA

Por volta do ano de 1992, fui solicitado por um grupo que realizava um projeto para Canavieira, que fizesse um levantamento sobre algumas informações históricas da cidade para que fosse acoplado ao documento. Neste período foi grande a dificuldade por conta de haver poucos registros fotográficos e documentários e me baseei em fontes de  pessoas mais antigas,aí  foi que tive a iniciativa de realizar este trabalho de  busca de informações e registros com o objetivo de criar uma banco de dados para futuras gerações. Daí com muita dificuldade na época não existia internet, comecei a escrever livros que não cheguei a publicar , mais produzir cópias e com isso foi se expandindo a história de Canavieira. Com a evolução tecnológica ,aparecimento do computador, filmadora e câmeras fotográficas este trabalho tornou-se mais fácil e podemos firmar que Canavieira através das publicações feitas na internet a mesma já possui um banco de dados muito grande. Por isso é que estamos lançando a CAMPANHA DE RESGATE DA MEMÓRIA HISTÓRICA DE CANAVIEIRA , para que sensibilize a cada pessoa no sentido de que reveja seus arquivos, uma vez que aquela foto antiga escondida no baú de casa pode ajudar a contar nossa história. São fotos de pessoas, de locais, casas, igrejas ou algum documento, se preferir crie seu próprio texto sobre a foto, ou biografia da pessoa e  nos envie através do email v_anil_son@hotmail.com ou entregue pessoalmente. Todo material será divulgado aqui no blog, com citação da fonte. 

PARTICIPE E AJUDE A DIVULGÁ-LO, O FUTURO LHE AGRADECE

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Seleção dos “Trintões” da sede faz festa para comemorar o vice campeonato Canavieirense de Futebol em 2011

A seleção dos Trintões, time da sede do município de Canavieira no seu primeiro ano de fundação e participação no campeonato Municipal conseguiu arrancar o vice campeonato, motivo de muito orgulho e de festa , uma vez que seus jogadores na maioria possuem idade acima dos trinta anos em alguns casos os jogadoras já haviam parado de jogar e retornaram numa competição com outros de  idades variadas. Portanto neste ultimo final de semana de outubro, o time realizou uma grande confraternização em um clube local com seus atletas , familiares e alguns torcedores para comemorar , o que eles consideram uma grande vitória. Nós que fazemos o blog deixamos de noticiar o evento em tempo hábil por conta de problemas de internet e só hoje estamos prestando essa homenagem a esses senhores guerreiros. PARABÉNS AOS TRINTÕES