sexta-feira, 30 de março de 2012

Em abril Canavieira completará 20 anos de emancipação política.

A exatamente 20 anos atrás , a antiga vila de Canavieira que ainda era município da cidade de Jerumenha vivia grande momento político de sua história. Neste período era grande a movimentação dos principais representantes políticos da época e outros que mais tarde vieram a se tornarem grandes lideres comunitários e administradores locais, no sentido de mobilizar a população para votarem em plebiscito para a emancipação política de Canavieira que veio  acontecer em 29 de abril de 1992, desmembrando a localidade de seu município sede Jerumenha. Essa ação conjunta da sociedade criou expectativas  para o povo e só quem conheceu Canavieira naquela ocasião sabe as dificuldades com os quais seus filhos viviam. Agora em abril a cidade completará 20 anos. Além da população que votou pelo sim, destacamos os trabalhos de algumas lideranças: Pedro Fonseca, Zeca da Santa,Zé Porto, Zé Nordeste, Chico Filho, Deputado Marcelo Castro entre outros.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Evangélicos da Assembleia de Deus se unem em torno de aniversário da pequena Evellin Kelly em Canavieira


Membros da igreja Evangélica Assembleia de Deus em Canavieira ministrada pelo Pastor Severo e irmã Eva, estiveram reunidos com a participação dos irmãos ,amigos e convidados  em  um culto de oração de graças por conta do aniversário da mais nova integrante da família Evellyn Kelly filha do casal Valdélia e Oséias que completára 1 aninho. A comemoração teve início as 19.00 com orações, louvores realizados pelos conjuntos Nova dimensão, Filadélfia e novo amanhecer . Entre os convidados membros da igreja Batista como Emilene esposa do missionário Roniê e muitas crianças.  
Ao fundo Pastor João Severo , a frente o casal de evangélicos Valdelia ,Aniversariante Evelly Kelly, Oséias  e mais um de seus filhos.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Chuvas irregulares deixam agricultores apreensivos em Canavieira

Nos últimos dias agricultores vivem apreensivos quanto ao inverno irregular na região. Por um longo período quando as terras estavam sendo preparada e plantadas a chuva não caiu o que veio a acarretar um mal desenvolvimento das plantações e por conta disso muitos  plantadores de arroz e milho desistiram de suas plantações , as chuvas só vieram a cair em poucos  meses  e de formas irregulares,  fracas e instáveis. Segundo alguns agricultores este ano poucos lavradores conseguiram situar o milho ou arroz e aquelas plantações que resistiram ao período e que estão em fase pré-colheita , ainda correm o risco de se perderem. 

Registro fotográfico de Canavieira

A ação do ser humano na antiguidade, na época dos chamados homens das cavernas , foi importante para o processo de conhecimento da origem da humanidade.As inscrições rupestres deixadas por estes  em algumas regiões do mundo, foram de fundamental importancia neste processo de conhecimento da evolução desse ser como viviam, como se comportavam entre outras características. Nos dias atuais em tempos bem modernos aos anteriores já existem formas mais simples de se registrar algo, mais futuramente esse trabalho pode não ser suficiente,ou talvez não apresente o devido valor no momento  mais um dia servirá para uma nova geração contar a história de Canavieira. Para tanto é que faço este registro fotográfico com o objetivo de se criar um banco de dados com fotos da cidade.
Trecho de encruzamento da Avenida Manoel Rosado com Av. Pedro Fonseca em direção ao centro

Balão da Av. Manoel Rosado e entroncamento da Rua Santos Dumont



Rua Santos Dumont em direção a travessia da Av. Pedro Fonseca

Rua Augusto do encruzamento da Av. Pedro Fonseca em direção a Rua São Pedro




Rua São Pedro da praça da Av. Manoel Rosado em direção a saida de Elizeu Martins


Balão da Avenida Manoel Rosado com São Pedro


Pracinha da Avenida Manoel Rosado



Centro da Igreja Batista em Canavieira


Rua São Pero no inicio da Rua Raimunda Mota

Rua Raimunda Mota em direção ao centro da cidade



Rua Castro Alves em direção a av. Pedro Fonseca

Avenida Pedro Fonseca- parte da frente das Unidades escolares José Donato de Araújo e Mariano José Roberto





Delagacia de policia de Canavieira, em limpeza


Quadra de esportes de Canavieira

Predios para funcionamento da Universidade Aberta do Piaui

sexta-feira, 9 de março de 2012

Moradores se unem em mutirão e fazem limpeza do campo de avião em Canavieira

Um grupo de moradores de Canavieira se reuniram hoje pela manhã (09.03)em mutirão e fizeram a limpeza da pista de pouso localizada nas proximidades da avenida Dorotéia dentro da área urbana da cidade. Segundo alguns moradores  que trabalhavam no local o que motivou  a realizarem o serviço foi o fato deste período em que aconteceu um acidente com avião aqui nas proximidades , aeronaves  tentaram pousar e arremeteram voo por conta do mato nas laterais do campo, a presença de animais e buracos na pista uma vez que a estrada que dar em direção a localidade São Mateus está sendo feita por dentro do campo por veículos como caminhões e outros e aos poucos vão estragando a pista alem das águas das chuvas. O serviço realizado foi composto de roço e retiragem de tocos  de mata a maioria da espécie jurema. Durante o ato de mobilização da comunidade uma viatura da policia militar acompanhada  do delegado Lusinaldo Porto e PM Osaldino Carvalho estiveram no local, segundo delegado fazendo uma espécie de registro do ato, nada que proibisse o andamento dos trabalhos. Fazendo um retrospecto da história desse campo de avião o mesmo foi construído  pela comunidade antes mesmo de Canavieira tornar-se cidade em uma área particular cedida pelos proprietários na época Alfredo de Freitas Varão e Pedro Fonseca, em um novo período já com um administrador político o mesmo fez o trabalho de piçarramento da pista que servia de local de pouso  para várias lideranças políticas e outras, em períodos de festas na cidade como aniversário e festejos, em  um outro momento uma aeronave que socorria um empresário da região de Parnaguá realizou um pouso forçado no local. Nos últimos tempos o mesmo estava abandonado com mata muita alta nas laterais  sem nenhuma condição de uso.
Moradores em mutirão e delegado  Luzinaldo fazendo registro do ato












quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem ao DIA DA MULHER

Neste dia  8 de março comemoramos o dia internacional da mulher, o dia das mulheres, uma data que deve ser comemorada devido as grandes conquistas que as mulheres conseguiram ao longo dos séculos e o mais importante, suas grandes capacidades de se igualarem e possivelmente serem superiores aos homens. Como diria Virginia Woolf) 
"As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural." 
Portanto neste dia especial  parabenizamos a todos as mulheres Canavieirenses, do Brasil e do mundo.

São votos Vanilson Medeiros  e Pastora








Foto de repriodução