domingo, 29 de abril de 2012

Os irmãos gêmeos Zé Nordeste e Chico Filho ,confraternizam com amigos em Canavieira

Os irmãos gêmeos Zé Nordeste ,que já foi prefeito de Canavieira e Chico Filho, que teve  uma participação histórica no processo de criação da cidade no sentido de mobilizar pessoas para o plebiscito que aprovou o projeto de emancipação  reuniram uma multidão em sua residência na Rua São Pedro ontem a noite para comemorar seu aniversário que aconteceu no dia 27.04. Sua irmã Deputada estadual Ana Paula também esteve  presente a festa além de outras autoridades políticas locais e muitos populares .Naldinho do vale fez o som com repertório de seresta ,forró e pisadinhas.

























Veja fotos das apresentações escolares em comemoração ao Aniversário da cidade

Em comemoração ao aniversário uma série de apresentações escolares foram realizadas ontem na quadra de esportes local. VEJA FOTOS





Canavieira comemora hoje(29.04)20 anos de emancipação política


Desde ontem muitas comemorações estão acontecendo  por conta das festividades de Aniversário da cidade de Canavieira, várias programações já foram realizadas entre elas: Corridas de bicicletas, corridas de pedestres, corridas de jumento e muitas festas. Nesta primeira noite a atração principal foi a banda novo desejo  com um estilo romântico e balançado de forró.AGUARDEM MAIS FOTOS
Barracas onde está acontecendo as principais festas

Banda Novo desejo ,fazendo a alegria de foliões



sábado, 28 de abril de 2012

Morre um dos homens mais idosos de Canavieira

Nos últimos dias véspera das festividades de aniversário , o clima de alegria e tristeza se revezam a cada momento por conta do falecimento de pessoas queridas da nossa cidade Canavieira. Logo após enterro da senhora Josenildes Borges conhecida como Neguinha , aconteceu o falecimento de um dos senhores mais idosos de Canavieira, o senhor Sulandá que está sendo velado na residencia de sua filha na rua raimunda mota e deverá sr enterrado hoje pela manhã. Sulandá tinha 105 anos e estava na classificação em segundo lugar de pessoa mais idosa de Canavieira. O primeiro lugar continua com o senhor Basilio Olindo com 106 anos.
Foto de aniversário quando completava 105 anos.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Muita comoção no velório de Josenildes Borges em Canavieira

A cidade de Canavieira desde ontem( 25.04) vem vivendo momentos de muita dor e comoção por conta do  falecimento da senhora Josenildes Borges, conhecida como Neguinha. A mesma estava em processo de gravidez chegou a passar mal em Canavieira na terça feira e foi levada para Teresina chegando lá em estado bastante grave. Depois de um longo processo de atendimento dos médicos ,retirada da criança já morta e passagens por UTI a mesma veio a falecer nesta manhã de quinta feira e logo em seguida o corpo foi trazido para Canavieira chegando  por volta das  18:00 em sua residencia onde esta sendo velado. Uma multidão esperava pelo corpo que deverá ser enterrado nesta manhã de sexta feira. O caso pegou a população de Canavieira de surpresa e deixou muita gente comovida.Neguinha era mãe de um total de 07 filhos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Igreja Batista realiza encontro de jovens e adolescentes em Canavieira


O grupo de jovens da Igreja Batista de Canavieira, que tem a frente às jovens Alrinete Santos uma das principais coordenadora do evento, Laís Castro, Silvia Medeiros, Matheus entre outros,  realizaram ontem( 21.04.) um grande encontro direcionado para os jovens e adolescentes . O Evento aconteceu no salão do restaurante dormitório da Dulva localizada no centro da cidade e conseguiu  atrair um grande público de jovens que não são membros , mais que ouviram as palestras proferidas, as leituras da palavra e participaram das  atividades como dinâmicas e outros. Segundo os organizadores o objetivo do encontro foi alcançado uma vez que os jovens atenderam o convite e vieram participar,e assim consigo levaram um pouco de conhecimento sobre as palavras da bíblia e também puderam refletir sobre os mandamentos de Deus. Outros membros não jovens da igreja também estiveram presentes. No final já pelas 22.30 foi servido um lanche a base de chá de burro , cachorro quente e refrigerantes.



domingo, 22 de abril de 2012

Parabéns ! Canavieira 20 anos.




Canavieira, Quando à noite, te observo com carinho
Contemplando tua Via Láctea de casinhas
Esse colar brilhante e terminável
Reluzente, algo infinito
Prateando quilômetros e quilômetros
Num espetáculo indiscutível.

Depois caio em teu colo, enternecido
Aninhando-me nos teus cantos mais secretos
Passeio por tuas ruas, teus becos
Adentro em tuas residências
Caminho por tuas avenidas
Tuas ruas singelas e cálidas

Quando te vejo assim todinha aos meus pés
Ao mesmo tempo grandiosa e frágil
Nua, carente
Humilde e doce
Sofro contigo porque sei que te dilapidam
Porque te sujam, até te emporcalham
E te poluem
Desmatam  teus rios e riachos
Eliminam tuas nascentes, sufocam teus peixes
Queimam-te, expulsam teus bichos e pássaros
No entanto tu insistes
Abre os braços a todos
Acolhes, abrigas, alimentas
Remuneras, trazes alegrias
Tu me levas às lágrimas, querida
Sou teu filho Eu te amo, Canavieira.

Quero escrever-te com as palavras
Cheio de toda a minha simpatia.
Porque Tu foi erguida pelo teu Povo
E que para eles Ès a Fonte de Alegria
Canavieira, minha cidade
prá mim não há outra igual
Canavieira eu não te esqueço!
Sei que sou teu filho
Sonho viver no teu brilho
Sei que  mereço e  tal .

Calma, silenciosa e nua,
Eis que desperta reluzente
no seio do luar.
Teus encantos contagiam:
O teu sol, o ar ,o rio
Que antes em pleno cio
Murmurava
Tornando –a bela.

Canavieira, cidade Cheia de encantos sutis
Onde mergulho em recordações
Desfazendo sons ecoantes
E, sentindo o gozo da alegria
Que habita tuas entranhas,
anciã adormecida!


Canavieira . Então se amo a ti ,por que negar?
O amor é lindo e tão sublime,
Prá mim isto seria como um crime
Não ter amor por ti que é meu lugar

Esta paixão que me bagunça o peito
Me faz sentir por ti todo respeito
E defender-te onde quer que esteja.


Minha Canavieira tão sofrida e forte
Quero beijar-te quando um dia a morte
Vir impedir esta paixão soberba
e me cause uma desordem.
Neste dia 29 de abril
Canavieira completa 20 anos ,
Parece pouco ,mais já é muito.
Quantas histórias a contar?E no futuro quantos historias criar.

Sejam bem vindos a Canavieira
Nossa querida cidade
Sinta a brisa da poesia
Colha mais felicidade
Chegando sinta alegria
Saindo sinta saudade.

Uma homenagem de artmedeiros.blogspot.com  a cidade de Canavieira pelos seus  20 anos .
Artmedeiros.blogspot.com   , Mostrando uma nova imagem de Canavieira para o mundo. 

sábado, 21 de abril de 2012

Depois de longo período sem chuvas, choveu forte em Canavieira


Depois de um longo período sem chuvas no município , voltou a chover  forte nesta manhã para alegria de agricultores e da população em Canavieira  que vem sofrendo com o calor  quase insuportável. Em conversas com alguns agricultores e lavradores da comunidade Várzea grande e até mesmo da sede, muitos nos informaram que as perdas nas plantações de milho e outros já são muito grandes, em referência ao arroz às perdas foram total.. Ainda existe as expectativas para aqueles produtores que limparam a terra depois da plantação morta e fez o replantio, acreditando na possibilidade de que outras chuvas como essa possam vir a cair , assim como também a plantação de feijão possa ter uma  boa colheita.





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Igreja Batista de Canavieira ,realizará encontro de jovens e adolescentes


Um grupo de jovens e adolescentes da Igreja batista em Canavieira, realizarão um encontro neste dia 21 de abril de 2012, portanto sábado próximo ali no restaurante e dormitório da Dulva apartir das 19.00 horas, onde na oportunidade será realizado louvores, palestras e estudos da palavra. Segundo os organizadores a  ideia  ,é  de levar a palavra da bíblia aos jovens que muitas vezes ,  se opõe  em frequentar uma igreja ou até  mesmo simplesmente   presenciar um culto. O encontro é também uma forma de evangelização desses jovens. 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Canavieira está na lista das prefeituras com contas bloqueadas


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí bloqueou nesta terça (17) as contas de 84 prefeituras e 71 Câmaras Municipais do Piauí. O motivo foi o atraso na prestação de contas dos gestores, que deve ser feita regularmente até sessenta dias após o final de cada mês, segundo determina Constituição.A prestação de contas precisa ser feita tanto viaeletrônica, pelo programa Sagres, disponível no site do TCE, quanto documentalmente.
As contas dessas prefeituras serão liberadas tão logo os gestores se regularizem junto ao Tribunal. A medida é tomada como forma de fazer com que prefeitos e vereadores apresentem suas contas, garantindo o princípio da transparência.
O Presidente do TCE, Conselheiro Kennedy Barros, considera que o controle externo é fundamental para garantir a fiscalização e a correta aplicação dos recursos públicos.
Na lista de prefeituras com contas bloqueadas, estão de cidades como Campo Maior, Cristino Castro, Canavieira ,Esperantina, Demerval Lobão, Barras, Bom Jesus, Luís Correia, Pedro II, Piripiri e Uruçuí.
INADIMPLÊNCIA DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS PARA EFEITO DE BLOQUEIO DAS CONTAS BANCÁRIAS, DECISÕES PLENÁRIAS Nº 233/11 E 32/12
Canavieira – Inadimplencia por: CNPJ.06.553.564/0139-73(Unidade Mista de Saúde Adalgiza Zenobia da Rocha)  CNPJ. 11.672.899/0001-05( Fundo Municipal de Saúde), CNPJ 41.522.319/0001-64( Prefeitura Municipal de Canavieira)
SAGRES    -  Jan/2012
COMPROVANTE DE DESPESA  Jan/2012  -
DOCUMENTAÇÃO WEB  - Nov/2011 a Jan/2012
 Atualização: 17/04/2012 10:05
Fonte: SAGRES e Sistema de Protocolo/TCE

Bonde do Brasil será a grande atração dos 20 anos de Canavieira


A Prefeitura Municipal divulgou através de convite a programação das festividades de aniversário dos 20 anos de emancipação política de Canavieira, que vai  do dia 28 a 29 de abril, quando acontece a festa principal que tem como atração a banda de forró , Bonde do Brasil .

domingo, 15 de abril de 2012

Morre em Canavieira o professor “ Milton da Zefa”


Faleceu hoje pela madrugada em Canavieira ,o professor Edmilton Pereira de Sousa conhecido como “Milton da Zefa”, o mesmo sofria de problemas de dependência alcoólica,  vivia muito debilitado a ponto de não mais atuar em sua área. Nos últimos dias “Milton” vinha sofrendo bastante  ,além do alto grau de ingestão da bebida como também, com  as doenças provenientes dessa ação do álcool e de forma bem triste residindo em um local com baixa qualidade de sobrevivência humana, uma espécie de bar/residência ali nas proximidades do parque de vaquejada sem estrutura como luz ,água e outros.
Milton era professor da rede municipal de ensino, uma pessoa alegre, divertida, pai de família deixando um numero de 04 filhos, começou a fazer um curso superior pela Universidade Estadual do Piaui, mais desistiu no final já em consequências da bebida, ultimamente o mesmo vivia como uma espécie de funcionário”encostado” ou seja recebia seu salário mais não trabalhava mais. O corpo está sendo velado no mesmo local onde o mesmo faleceu.