sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Porquê de U.E.Dr. João Martins de Araújo


O Porquê de U.E.Dr. João Martins de Araújo
Unidade Escolar Dr. João Martins de Araújo em Canavieira-PI
No período de 1985 a 1986 quando foi criado a Unidade Escolar Cenecista(CNEC) em Canavieira, o município ainda vivia a dependência da cidade de Jerumenha-PI . A construção do prédio foi um dos grandes projetos da antiga FUNDEC (Fundação de Desenvolvimento Comunitário) apoiando a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Canavieira que tinha como presidente o senhor  José de Araujo Porto. Para tanto foi registrado a escola com o nome de Unidade Escolar Cenecista Dr. João Martins de Araujo Costa  em homenagem ao mesmo pelo trabalho desenvolvido na Comarca de Jerumenha como juiz. Na época também havia uma grande relação de Canavieirenses com a senhora Adelaide Rocha que era prefeita de Elizeu Martins e ajudou bastante na fundação da escola. Após  1992 quando Canavieira passou cidade, com a extinção da CNEC houve a municipalização da escola, que passou a se chamar Unidade Escolar Municipal  Dr, João Martins de Araujo, desta vez sem o “Costa” é que na hora do registro, foi banido o Costa por conta de não caber no espaço destinado a colocação do nome. 
Quando atuou com juiz em Jerumenha-Piaui, Dr, João Martins de Araújo residia em um casarão no centro da cidade onde hoje funciona a Camara Muncipal de Vereadores

 JOÃO MARTINS DE ARAÚJO COSTA ( im memória)
Foto do Casal Dr. João Martins de Araujo e Dona Eldina Maria da Rocha Martins
 
NOME: João Martins de Araújo Costa, nascido no dia 06 de maio de 1908 na Fazenda Sa
nto Antonio, Município de Manoel Emídio. Filho do Sr. Sebastião Martins de Araújo Costa e Dona Joana de Sousa Martins. João Martins nestas terras já morava quando o projeto de colonização foi implantado na comunidade Colonia do Gurgueia..
FUNÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO: Foi Juiz de Direito do Município de Jerumenha e Proprietário de parte das terras onde fora implantado o Núcleo Colonial do Gurguéia. Como magistrado dedicou a sua vida prestando serviço a esta região. Abaixo veja foto de uma fazenda denominda Tranqueira situada no municipio de Colonia do Gurguéia.




Dona Adelaide Rocha Martins Cortez
 ADELAIDE ROCHA MAURIZ CORTEZ
NOME: Adelaide Rocha Martins Cortez, nascida no dia 21 de abril de 1943 no Município de Jerumenha – PI. Filha do Sr. João Martins de Araújo Costa e Dona Eldina Maria da Rocha Martins. Adelaide chegou ao Núcleo Colonial do Gurguéia, hoje a Cidade de Colônia do Gurguéia, em agosto de 1966.
FUNÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO: Foi professora, Diretora do Ginásio e Diretora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima. Além destes feitos, Adelaide foi prefeita do Município mãe do Núcleo Colônia do Gurguéia, Eliseu Martins, sempre trabalhando em favor desta região. 

Filhos do casal Dr. João Martins de Araujo e Dona Eldina Maria da Rocha Martins

Agradecimentos  a Arsênio Martins
Colaboração. pmcoloniadogurgueia.com.br

Um comentário:

  1. Vanilsom,

    Parabéns pela iniciativa de guardar imagens e fotos de Canavieira.

    A nossa família aprendeu a gostar de Canavieira desde cedo, pois sempre que o nosso pai (Dr. João Martins) nos levava para passar férias na Fazenda Tranqueira, muitas vezes à cavalo, tínhamos aí três paradas obrigatórias - uma no Riacho do Mendes, onde dormíamos; outra na casa de Pedro Fonseca e outra na casa do Sr. Mariano.
    Éramos sempre muito bem recebidos por todos.

    Mais tarde, já funcionário do Banco do Brasil e responsável pelo FUNDEC na agência de Floriano, em 1982, voltamos a Canavieira para fazer o Diagnóstico da Comunidade. Dois anos depois implantamos um belo projeto, amplamente apoiado pela população.

    Vale destacar a atuação do Zé Porto, do Sr. Tadeu (do ônibus), do Delsom, do Pedro Fonseca e de outros que não dá para mencionar nesse pequeno espaço.

    O Delsom e o Zé Porto podem te ajudar bastante bastante nessa busca por informações.

    Mais uma vez parabéns!

    Manuel Emídio

    ResponderExcluir

PARTICIPE- COMENTE