sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Biografia VANILSON MEDEIROS


VANILSON RODRIGUES DE MEDEIROS
Uma pessoa que acredita em um futuro promissor .Nasci em 02 de junho de 1974 sendo natural da localidade Riacho dos Mendes município de Canavieira-PI, distancia media de 06 km da sede  , um local simples mais de uma qualidade de vida excelente, lá aprendi a viver e dar sentido a vida , filho de José Rodrigues de Medeiros e Raimunda Pereira da Silva Medeiros, o terceiro de um grupo de 08(oito) irmãos .De uma infância pobre de muitas dificuldades fiz da minha filosofia de vida, a busca do conhecimento com a certeza de que " Na vida é importante a presença de obstáculos , porque só assim podemos medir nossas capacidades, saciar expectativas e por fim sentir o prazer da vitória"
 .
Na vida estudantil conseguir com muito esforço e dificuldades fazer uma faculdade ,sendo licenciado em Letras Português e Pós graduado em Lingüística com Habilitação em Docência Superior pela UESPI . Por muito tempo venho trabalhando como auxiliar administrativo no município, sendo que desde 1993 assumir vários cargos, outra atividade que desempenho é o de professor e a grande diversão é estar escrevendo.

PERFIL COMPLETO
Nasci em 02 de junho de 1974 sendo natural da localidade Riacho dos Mendes ,município de Canavieira-PI, filho de José Rodrigues de Medeiros e Raimunda Pereira da Silva Medeiros, o terceiro de um grupo de 08(oito) irmãos .De uma infância pobre de muitas dificuldades fiz da minha filosofia de vida, a busca do conhecimento com a certeza de que " Na vida é importante a presença de obstáculos , porque só assim podemos medir nossas capacidades, saciar nossas expectativas e por fim sentir o prazer da vitória" , muitas foram as dificuldades e mais ainda as vitórias. Cursei as series iniciais no município de Canavieira, na antiga Escola isolada,com muitas dificuldades financeiras passando pela Unidade Escolar Dr. João Martins de Araújo(antiga CNEC)onde fui condecorado com o grau de ensino fundamental e mais logo o ensino médio. Graduado em Letras-Portugues, pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, a concretização de um grande sonho e avanço para o desenvolvimento de atividades relacionadas a comunicação escrita e falada. Atualmente especializado em Lingüística como habilitação em docência superior..Funcionário publico municipal como auxiliar administrativo e professor desde 1993. Escrevi duas obras que falam dessa paixão pela cidade Canavieira (não publicada) "Canavieira passado e presente e Personagens históricas e políticas de Canavieira-PI, que abordam conhecimentos sobre a história mais antiga e atual.
Como paixão sou amante da arte e musica ,adoro exibir conhecimentos através de sistema de comunicação .
 Razão de viver, meus filhos Victor Hugo e  Saulo  Henry.
Prazer de viver, minha esposa Pastora.
Filhos Victor Hugo  e Saulo Henry

********************************************************************* 
 
HISTÓRIA DE VIDA
O texto é parte integrante de um livro que escrevo intitulado "Eu e meu Filho " sem publicação,no qual faço uma autobiografia própria com histórias reais .
Embora as particularidades de nossas vidas possam ser diferentes, tanto no modo de agir como pensar. Milhões de mães e pais em todas as partes do mundo, tanto nos países industrializados quanto nos países em desenvolvimento, assim como falando de uma região mais simples que é a nossas, falar de uma cidade desenvolvida e de uma cidade menos desenvolvida, todos compartilham a mesma história: Encontrar tempo, investir energia, esticar recursos para atender as necessidades de seus filhos e filhas.
Seus dias são consumidos ajudando seus filhos a crescerem fortes e saudáveis, protegendo, ensinando, orientando, estimulando seus talentos e canalizando sua curiosidade, deleitando-se com seu entusiasmo e suas realizações. Em seu esforço, sempre lutando contra grandes desigualdades, procuram conselho e orientação em redes de apoio informais e agencias comunitárias para fazer o melhor para seus filhos.
Fazendo um breve histórico em relação essa vivência, de pai , mãe e filho, devido o mundo em que vivemos de uma política desorganizada, onde a renda do Pais não possui uma boa distribuição existe uma grande dificuldade e grande preocupação quanto ao futuro dos nosso filhos. Acredito eu, sofri, as injustiças da vida, conseguir assim me superar, e diante do País que vivemos, onde a mesma situação de renda continua em baixa, um mundo violento crescendo paralelamente ao nosso mundo tão sonhado de paz , de alegria. O que posso esperar de bom para o futuro do meu filho?
Nossa história começa em 1974, aos dois dias do mês de junho, neste período o mundo viviam em turbulências sem um plano governamental que atendesse a todas as classes e já como uma previsão para futuro o Brasil vivia uma imparcialidade com a sua moeda sem estabilidade, infrações em alta, crises de governo falta de comunicação entre povos, que isoladamente se quer conhecia algum direito , algum dever e a população vivia em muitos vilarejos sem estrutura, faltava comida, faltava energia, faltava escola.
Propriamente um mundo que não era visto como mundo de humano, mais ali se preservava os valores naturais e em uma pequena casinha de taipa, as margens de um riacho que mais tarde vira a denominar o nome da localidade "Riacho dos Mendes aqui hoje município de Canavieira eu nasci. Um lugar fantasioso e paradisíaco, onde predominava todo um verde lindo, totalmente inexplorado belas matas virgens onde o deleitávamos as escondidas em seu imenso brilho verde, onde se era possível viver em harmonia com a natureza beneficiando-se de seus frutos, quem diria eu aos meus 03 anos de idade, é possível ver aqueles belos manguezais com dunas de areias brancas ao seu redor, onde era visível a presença de animais formando uma fauna invejável, tudo parecia sonho.
Sonho esse que se desfazia com realidade de um outro lado vivido paralelamente, a dificuldade de sobrevivência.
Fruto de um relacionamento não muito sustentável e confiável, pois viviam as turbulências da relação a dois, as dificuldades de sobrevivência financeira devido ao não desenvolvimento da região. Nasci já diante de grandes problemas vividos pela a minha mãe Raimunda Pereira da Silva Medeiros) no sentido de criar as minhas irmãs e eu por ser o terceiro na forma crescente de um grupo que logo se tornaria em oito pessoas vivi o desejo de ter um irmão do sexo masculino do meu lado. Não consegui.

Na foto . Pastora Mota , Raimunda Pereira da Silva (mãe) Vanilson e José Rodrigues de Medeiros (pai)

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 INFANCIA
Ao contrario do que muitos pensam e visualizam a infância não precisa ser e freqüentemente não é um período de tristeza infinita, de angustia de medo, vergonha, ou de sonhos não realizados - Ao contrario é um mundo muitas vezes fantasiosos, mais alegre, bonito - Embora momentos frustrantes e tristes possam ocorrer na vida dessa criança, como dificuldades financeira para sobrevivência, falta de um lar, conforto, e a presença da fome
miséria essa que tira um pouco do brilho deste período. (como alias acontece na vida de muitas crianças ) A infância é também um período de descoberta de si mesmo do mundo. É onde você tem uma visão do mundo que o cerca e fazer suas conclusões levando a caminhos bons ou ruins. Na maioria das vezes seus elementos significadores estão submetidos ao jeito lúdico de descobrir o mundo. E a mãe o pai , a família em geral, o convívio social e por fim a escola são as principais bases para a formação de umas criança.
Minhas primeiras lembranças de infância são de uma pequena localidade, digo em habitantes e grande em território, área rural chamada Riacho dos Mendes que fica localizada hoje ao centro sul do município de Canavieira Piauí, uma localidade de verde abundante. Foi nesta pequena localidade que passei muitos dos anos e os mais felizes que vivi em toda minha vida, rodeado por uma família, tão cheia de bebês, crianças, tios, tias, irmãos e amigos que não me lembro de estar sozinho em nenhum momento. Foi lá que minha mãe, junto a meus avós me ensinou, pelo modo que viviam suas vidas, o senso da justiça que carrego comigo para toda a vida. Observando-se de perto aprendi a amá-los, e como conseqüência acreditar em um futuro.
Lá minha mãe me deu vida, histórias que me encheram a imaginação, ensinando - me bondade e generosidade enquanto preparava minha alimentação em uma fogueira para me manter alimentado e saudável. Em meus tempos de menino pastor, aprendi a amar o campo, os espaços abertos e as belezas simples da natureza. Foi naquele momento e naquele lugar que aprendi a amar esta terra.
Com meus amigos da meninice, aprendi a dignidade e o significado da honra. Ouvindo e assistindo reuniões dos mais idosos, aprendi a importância do respeito e da luta de um povo por um mundo melhor.
Foram esses primeiros anos que determinaram como seriam vividos os muitos anos plenos de minha longa vida. Sempre que paro um momento e olho para trás, sinto imensa gratidão por meu pai , minha mãe, e por todos as pessoas que me ajudaram a crescer quando eu era apenas menino, e que me transformaram no homem que sou hoje. Foi isso que aprendi quando criança. Agora que sou um homem, são as crianças que mi inspiram em especial meu filho Victor Hugo. Falar em jovens , hoje já nesta década , causa um espanto pelos caminhos que parecem seguir, mais vejo a luz em seus olhos, a energia de seus corpos e a esperança que está em seu espírito. Sei que existe um futuro para vocês, e acredito nas suas potencialidades. Ao meu filho a certeza que errei, mas acertei muito mais, se eu pudesse lhe dar de boa fé a infância que tive sei que seria sofrido, por ela ser recheada de momentos bons , mais ainda mais de momentos difíceis que tornaram ruins, mais deixou uma lição de que na vida tudo é preciso um esforço, quem diria eu: "Na vida é preciso que conheçamos os obstáculos, que só assim podemos medir as nossas capacidades, saciar nossas expectativas e viver o prazer da vitória..Se eu pudesse prometer- que cada um de seus dias seria um dia de aprendizado e de crescimento, eu prometo. Se eu pudesse prometer-lhe que nada, nem guerras, nem nobreza, nem injustiças, nem a minha distancia, privaria você de Ter um pai, o seu nome, o meu sobrenome, o seu direito, uma boa infância, oportunidade de estudo, e que essa oportunidade venha a ser frutífera, eu prometo. Mas prometerei apenas o que posso cumprir. Você tem a minha palavra de que continuarei a aplicar tudo que aprendi na minha infância a dignidade, o respeito, direito de viver, e oportunidade de estudo e a certeza de estar sempre ao teu lado. Como experiência de vida digo que durante todo os tempos convivemos com estas dificuldades eu por ser menor sofria mais, mais conheci junto a mim urna grande guerreira, uma mulher heróica que logo mais tarde eu só viria outra nas telas do cinema ou em histórias em quadrinhos animando a outras crianças.
Com coragem , dignidade superando todos os seus limites passou a nos criar de forma a buscar a sobrevivência para todos e por outro lado dando uma grande lição de sabedoria, de vida , força de vontade e de como conviver em sociedade com respeito ao próximo. Diante disso o meu pai, José Rodrigues de Medeiros, foi parceiro nesta grande batalha, mais devido problemas de convivências, situação financeira difícil foi obrigado a distanciá-lo da gente em busca de novos recursos e atraído pelos bens do mundo deixou a desejar na sua função de pai., mais conviveu com toda a nossa tristeza e até mesmo com o desespero de não poder der dado a nós uma vida mais digna.
####################################################################

ADOLESCENCIA
Em relação ao período da adolescência todos sabemos que não é fácil para ninguém ser um adolescente. O Inicio do processo é muito complicado devido a acessibilidade do adolescente a vários objetos, a uma vida mais livre e muitos o exageram , causando assim transtorno aos pais , familiares ou responsáveis. Neste período não somos mais crianças e nem somos adultos. Nossos corpos como está em uma sistema efervescente, muita energia pronta a ser colocada para fora, e no momento para quem estar dos lado só resta torcer que esta energia seja usado para o bem.A adolescência é o momento de mostrar-se diferente dos demais e tornando-se igual aos membros de seu grupo. Alem disso é hora dos filhos estarem batalhando junto aos pais, a convencê-los a permitirem pequenas viagens com amigos. A postura dos pais e professores e demais adultos diante das atividades dos adolescentes contribui para o prolongamento da infância , negando ao adolescente o direito as expectativas próprias deste período . A Adolescência é também o período que se caracteriza pela preparação do indivíduo para o ingresso a vida adulta através da inserção do mundo do trabalho.Adolescência período muito difícil para todo o jovem, onde a pessoa desperta para uma vida de muita fantasia, sem um preparação devida, da situação , das realidade e conseqüência adquirida através de uma realização impulsional. Para mim como ser adolescente pude usufruir de paraísos diria eu, onde eu me utilizava da natureza abundante da pequena localidade onde morava, dos lindo campos, belos rios e riachos, assim como qualquer outro vivia o sonho de brincar , jogar bola, mas já com uma responsabilidade que era a preparação para a vida adulta, visto que no momento eu não dispunha de um pai ao meu lado tive que conhecer muito cedo a vida de adulto e precocemente passei minha adolescência. Mas foi uma adolescência marcada pelas alegrias, amizades, carinho das outras pessoas dos meus familiares e grandes amigos.Conseguimos sobreviver unidos por uma força chamada mãe, tive a oportunidade de freqüentar a escola, que mesmo sem ter uma idéia formado aos benefícios que me traria procurei agarrar com unhas e dentes essa oportunidade. Quando cheguei ao período de freqüentaí-la foi grande a dificuldade porque a nossa localidade não dispunha de uma escola, mais a vontade era grande , o incentivo da minha mãe o suficiente, e sim resolvi entrar para uma escola, foi um dia lindo , brilhante, ali começava uma nova vida, de conhecimento, de oportunidade de mostrar minhas capacidades. Era difícil eu sabia, porque era muito distante, muita deficiência na questão de aquisição de material escolar para que eu estudasse, tinha já que resolver alguns trabalhos na roça, e tudo corria para uma grande dificuldade.Entrei para uma escola no município, era difícil mais fui conseguindo, tinha que percorrer um total de 09 ( nove ) quilômetros para freqüentar a escola. Tinha que acordar todos os dias muito cedo percorrer em media 09 ( nove ) quilômetros de estradas de chão as vezes ao lombo de um animal ora vezes a pés, era um tormento mais com força, vontade fui superando esses primeiros obstáculos de vida, sempre bem sucedido comecei com a antiga escola jardim em seguida com 1 ano A e conseqüentemente o B, e com isso fui fazendo carreira, sempre com o conceito formado de que na vida tudo é difícil, e que é necessário muito esforço para conseguir-se alguma coisa na vida, . Entre o período de primário e ginásio , passei por dez anos de estudos sem nunca sentir a desgraça da perda de um ano de estudo que seria um ano de atraso. Reconhecido com uma pessoa que tinha aptidão para a vida na escola fui ganhando a confiança de pais, avós mãe professores e colegas, e passei a usar como meta a idéia de passar sempre no final do ano como primeiro da sala com a maior pontuação, conseguir em vários anos estes títulos , ficando em outros em segundo lugar, mais sempre dentro da elite competitiva. Assim como todo Brasileiro, vivia o estudo em torno de um sonho, sempre ao final do ano ganhar como presente uma bola, um grande presente quer só tinha a oportunidade de ganhar de ano em ano.
Concluir o curso primário na antiga Escola Isolada de Canavieira" atualmente Unidade escolar Mariano José Roberto. Por vias de uma vida de melhor qualidade deixamos o interior, em direção a então povoado Canavieira junto as malas a esperança de uma vida mais digna, razoável com mais oportunidades, mais nada era fácil nesta época pelo o isolamento que vivíamos naquele período ,e através de um parente conseguimos uma casa para moradia
Localizada hoje na Avenida Pedro Fonseca) e ali fomos seguindo . Continuei a minha vida escolar seguir carreira logo em seguida entrei para o curso ginasial na antiga escola cenecista "Dr. João Martins de Araújo, neste momento um fato se tomou curioso e às vezes triste, lembro eu que naquele período , não usufruía se quer de uma calça que atendesse os padrões de farda do colégio, que era qualquer tipo de calça desde que comprida, cobrindo todas as pernas . Por isso sensibilizados os diretores da unidade e acreditando na minha potencialidade , fui liberado a estudar somente de short ( Espécie de calção curto) pois não havia condição de comprar uma calça e nisso passei 03 ( anos) do meu curso ginasial estudando de short, só no ultimo ano, que ganhei da minha avó uma calça antiga que era de um tio que havia viajado, só assim tive a oportunidade de usar a primeira calça da minha vida. Concluir e sempre ao meu lado as dificuldades, jamais o esquecerei que por vezes por não ter o dinheiro de uma pequena mensalidades cobrado pela escola deixava de fazer os testes de avaliação, quantas vezes deixei de escrever por não possuir o papel ou lápis, mais quantas vezes acreditei que um dia aquilo passava. E em 1990 /1991, participei da maior festa da minha vitória, a colação de primeiro grau, foi momentos deslumbrantes eu via ali fruto da minha persistência da minha força de vontade e a certeza de que todos nós temos poder de alcançar nossos objetivos.Minha gratidão ao eterno senhor Pedro Fonseca que acreditava muito em mim, por muitas vezes me presenteou com cadernos, lápis e até mesmo algumas mensalidades

*********************************************************************************************************** 
ATUALIDADE.

Atualmente vivo um caso de amor com minha vida, buscando como sempre em cada objeto,coisa,pessoa,dia e hora viver essa felicidade.  Por toda minha vida , apesar das lutas das dificuldades posso muito bem ,estufar o peito e dizer "Sou grato ao meu Deus, por tudo que tem me proporcionado na vida. Na familia algo de muito bom e gostoso nos foi dado por Deus, mais um filho que amo muito.







Um comentário:

PARTICIPE- COMENTE