sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Perfil da U.E.José Donato de Araujo- Sede



CONTEXTO HISTÓRICO DE CANAVIEIRA - PIAUI

A escola esta inserida num contexto sócio-político econômico cultural com um acelerado crescimento tecnológico das comunicações e descoberta, que  a um tempo serve ao homem e ao mesmo tempo serve- se dele. A insegurança a falta de ética, alcoolismo carência uma reflexão critica e a crise dos valores são algumas tensões do cotidiano, e nessa realidade com todos seus contrastes suas injustiças que nos movemos é neste espaço que vivemos, que de uma maneira ou de outra participamos e pôr ele somos responsáveis, situar se nesta dimensão exige reformulação, reflexão e uma ação consciente para que o homem possa  ser agente trans formador e sujeito de historia criador e criatura. Assim na perspectiva de formação de um ser humano pensante e ativo, buscamos nesta escola garantir a construção de conhecimentos e valores para uma compreensão crítica e transformadora da realidade na qual estamos inseridos A população do município é de 4.629   habitantes, o município ainda é novo foi emancipado politicamente em 01 de janeiro de 1993, quando tomou posse o primeiro prefeito José Donato de Araujo Neto . a população dedica se a agricultura e a pecuária tem como religião predominante a católica cujo o padroeiro e  são Raimundo Nonato, festejado de 22 de agosto a 31 do mesmo como todo município interiorano as opções de laser são restrito destacando se as festas dançantes, atividades esportivas mas graças o grande desenvolvimento deste município hoje temos já outras opções de laser, festas junina, boi bumba, aniversário da cidade, comemoração das datas cívicas  todos comemorados com grandes eventos . Economicamente a população  enquadra se  na classe  de baixa e media renda  que atinge um considerável contingente de trabalhador de baixa padrão de vida da maioria.
O município de canavieira esta localizado na região centro-sul do estado do Piauí  a 414km da capital, as margens do rio Gurguéia, limita se:

·        Ao norte, com o município de Jerumenha
·        Ao sul com o município de Elizeu Martins
·        Ao leste com os municípios de rio grande do Piauí e Itaueira
·        Ao oeste com os municípios de Bertolínia e Landri Sales


 ESCOLA JOSÉ DONATO DE ARAUJO 
Em fevereiro de 2001 foi fundada a Unidade Escolar José Donato de Araújo localizada na avenida Pedro Fonseca 532, onde passou a funcionar em um prédio da antiga CNEC , só depois através da necessidade de um local mais abrangente passou a ser realizada as aulas na U,E. Mariano José Roberto, com certo tempo por questões políticas  o prefeito na época Zé Nordeste foi obrigado a tirar a escola do prédio  que pertencia ao Estado e rapidamente construiu um super prédio da rede municipal que é a escola José Donato de Araujo, em 2009 com a posse de novo prefeito Joan de Albuquerque fez uma reforma com ampliação de core mãos, e pinturas, o prédio na cidade de Canavieira PI possui uma área  de 600m² para atender as necessidades educacionais do município e funcionar nesta os cursos de ensino fundamental menor e educação de jovens e adulto 6º ao 9º ano, que antes estes cursos eram oferecido na unidade escolar Mariano José Roberto sendo esta a mercê do estado. Sendo uma instituição  a unidade escolar José Donato de Araujo está atenta para questões sociais criando projetos especiais e parcerias que venham contribuir para uma melhor qualidade de vida aos que vivem, e dos que dela dependem , entre as parcerias esta o PRO-INFANTIL que da oportunidade a professores leigos uma formação em nível médio para que os mesmos possa ingressar em um nível superior .

 1º edição da escola  - Primeira construção com apenas 4 salas pequenas , uma diretoria e  2 banheiros
Já em outro período após ampliação

A partir  de 2009 atendendo a lei federal nº 11.274 de 06 de fevereiro  de 2006  que determinava a duração de nove anos para o ensino fundamental, a escola alterou sua organização  curricular, para este nível de ensino.
A escola José Donato de Araujo a partir de 2010 passa a ser uma   escola inclusiva de acordo com alei 9394/96 art58e59 embora já atendesse algumas crianças especiais, para isso a escola esta adaptando sua estrutura física para dar acesso as pessoas com necessidades especiais como também qualificando profissionais e introduzindo recursos  didático pedagógico apropriado para o atendimento desse publico. Sendo que a partir dessa data a escola José Donato de Araujo tem como proposta ser uma escola inclusiva, partindo do pressuposto de que a educação é  para todos, busca se aqui o reconhecimento e a valorização da diversidade e da diferenças individuais como elementos entre secos e enriquecedores  do processo escolar e garantia do acesso e  permanência do aluno na escola.


Alem disso entende se que as discussões  a respeito da inclusão devem ser ampliadas e entendidos a toda comunidade escolar, para que haja o entendimento e respeito as diferenças , já que somos todos diferentes com um jeito próprio de pensar e agir, assim CAEVALHO(2000, p. 17) A diferença não e uma peculiaridade  das pessoa com a deficiência  ou dos superdotados. Todos somos diferentes uns dos outros e de nós mesmos, a medida que crescemos e nos desenvolvemos. Somos todos iguais.





Para a educação profissional a instituição tem investido em recursos tecnológicos, foi criado laboratório de informática para que os profissionais pudessem se aperfeiçoar como mais um, espaço para os alunos de praticas pessoais ressalta-se aqui uma associação de APP associação de pais e mestres atuante a escola tem agendado em seu calendário eventos especiais  e festivas buscando sempre a integração escolar e familiar.


Hoje a escola José Donato de Araujo comporta 403 alunos e 46 funcionários sendo 19 professores do ensino fundamental menor 08 na educação de jovens e adultos 5º ao 9º ano ,05 zeladores 03 merendeiras, 03 vigias 02 diretores, 04 secretários 01 coordenadora pedagógica e 01 pedagoga.

·           Departamento que funciona na escola.
·          Direção com três armários 02 birôs uma maquina de Xerox
·
·          Secretaria com 02 ar condicionado 03 computadores
·          Cantina com  fogão industrial quatro bocas com forno 01 pia de inox, um armário de aço uma estante.
·

·         Sala de vídeo forrada com um ar condicionado e uma TV
·         Sala de aula 09 todas forradas com ar condicionado
·         Sala dos professores com 01 geladeira e 06 cadeiras


·        ·         Laboratório de informática com 18 computadores todos com internet disponível para os alunos e professores
·        01 sala de RM

·
·        Uma vêz por ano a escola recebe verbas do (PDDE e PDE) sendo PPDE (Programa Dinheiro Direto na Escola ) que e destinado a compra de materiais permanentes e de consumo. Também PDE (Plano de Desenvolvimento das Escolas )
PNLD- Programa Nacional do livro
PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar
Pontos forte da Unidade Escola José Donato de Araujo,
·        Informatização da escola / internet :
·        Envolvimento da equipe docente nos projetos da escola.
·        Equipe qualificada
·        Bom relacionamento humano
·        A escola e bem vista pela comunidade.
·        Liderança forte.

Pontos fracos da escola
·        Baixa participação dos pais nos momentos relevantes, para o sucesso escolar dos filhos:
·        Evasão no período noturno
·        Falta de um professor auxiliar
·        Falta de um refeitório
·        Falta de espaço de recriação
·        Indisciplina envolvendo o corpo docente e discente
·        Falta de uma biblioteca
·        Mais  salas de aula

Problemas que devem ser atacados prioritariamente.
·        Fortalecer a relação entre escola e família
·        Diminuir o índice de evasão no ensino de jovens e adultos EJA
·        Formação continuada para os professores do ensino fundamental menor 1º ao 5º ano
·        Fortalecer o ensino inclusivo
·        Construção do refeitório
·        Projetos de intervenção ( para garantir o ensino de qualidade
·        Construção de uma sala para biblioteca
·        Contratar o professor auxiliar


PLANO DE AÇÃO
Metas :
Ações
I    Promover debates, palestras e pesquisas para maior dinamização das aulas ate 2012.
II   Capacitar os professores para melhor, atuação docente dentro da metodologia contextualizado utilizando TV e vídeo, data show,retroprojetor internet de 2010 a 2012
III  Contribuir para a defasagem idade série  2010 a 2011
IV  Envolver os pais nas atividades realizadas na escola
·        Promover gincana culturais e esportivas.
·        Projetos envolvendo pais.
V   Incentivar o resgate dos valores morais
·        Trabalhar com filmes e musicas que desperte o respeito mútuo.
VI  Elevar qualidade do ensino e aprendizagem;
·        Realizar projetos envolvendo as datas cívicas e comemorativas com temas de acontecimentos emergenciais conforme a necessidade do momento
·        Promover grupos de estudos com corpo docente.
VII   Promover eventos educativos recreativos;
·        Promoção de eventos educativos por ocasião de datas cívicas e comemorativas ao:
·        Meio ambiente, páscoa dia das mães aniversários de canavieira, folclore, dia das crianças, dia dos professores e natal

Projetos que serão desenvolvidos na escola:

Projeto: aniversário da cidade
- desenvolver o espírito cívico (cidadania)
- estimular o interesse pela historia da Cidade.
- perceber as mudanças ocorridas na cidade através dos
Tempos.
- reconhecer os espaços físicos e limites da cidade.

Projeto:  meio ambiente.
- compreender  as necessidades de dominar alguns
Procedimentos de conservação e manejo dos recursos
naturais  com os quais interagem, ampliando-os no dia dia .

projeto:  festa juninas.
-  Resgatar distinguir as diferenças dos costumes das festas
juninas   no Brasil e no mundo;
-  resgatar a memória desta festa
- valorizar as tradições folclóricas
- incentivar o gosto da musica junina
Projeto: criança.
- conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças
do campo e da cidade.
- valorizar as crianças
- estimular a auto estima
- evidenciar direitos e deveres da criança
Projeto:  professor.
- concretizar e valorizar o profissional da educação
Projeto: natal em família.
- promover o resgate dos valores e hábitos da vida em família
Para uma sociedade mais justa.  Sensibilizar nos alunos a solidariedade promovendo reflexo Verdadeiro
A unidade escolar Jose Donato de Araújo tem por fins educativos questionar e romper com a estrutura político econômico social acreditando no eixo básico que sustenta o trabalho pedagógico que é o conhecimento com  a construção do conhecimento do próprio sujeito, já que a educação é prioridade de todos seres humanos por isso precisamos estabelecer metas para serem comprida a um espaço de curto médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiros necessidades da comunidade escolar para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que os alunos sejam capazes de aprender a serem conscientes de seus direitos e deveres de liberdade e igualdade. Coerente com as estratégias previstas nas referidas LDB, a instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, se ate hoje as instituição esteve a mercê da política e da situação social é também através da educação escolar, que cremos ser possível a construção de uma sociedade mais justa que respeite as diferença que garanta espaço para que o individual possa emergir no social favorecendo dessa forma a garantia aos direitos de todos. esses termos os esforços dessa instituição de construir e concretizar um projeto pedagógico que parta do entendimento que os tempos e espaços escolares de convivência, de ensino e de aprendizagem pautem-se pela ética e continua-se a favor do bem maior que é a vida; A unidade escolar José Donato de Araújo adotará os seguintes princípios norteadores de sua política educacional:
– Dinamizar um currículo que contemple termos e preocupações mundiais resgatar a visão de totalidade dos sujeitos; Priorizar uma ação pedagógica voltada a construção de cidadãos conscientes; garantir o acesso ao conhecimento sistematizado e implementar um espaço de pesquisa.
Desenvolver uma ação continua e planejada de combate a exclusão, isto é  intervir por todos os meios possíveis, para que o aluno permaneça na escola.
Considerar as especificidades da aprendizagem de cada aluno, mediante um trabalho diversificado.

Unidade Escolar José Donato de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE- COMENTE