terça-feira, 13 de setembro de 2011

EDITORIAL : Sete de Setembro,homenagem ao povo de Várzea grande –Canavieira-PI

Hoje 13 de setembro de 2011, nos reportamos ao dia 7, dia da Independência do Brasil, para visualizar um momento importante da história de um povo. Povo esse que exibe durante um desfile em cada faixa ou  cartazes  sua vivencia,sua cultura e expõe de forma vibrante seu amor por sua terra. Terra essa Várzea Grande ( Composição Várzea Grande , Vacas,Agrovila,Mandacaru) ,  de gente simples, amigas e  hospitaleira que sabe valorizar suas origens. Hoje estamos aqui  homenageando essa comunidade(ATRASADOS), que em todos os períodos de sua história tem se apresentado como pessoas firmes ,fortes sempre dando o seu melhor.  No momento refletimos já se foi os tempos dos  grandes festejos de sete de setembro que promoviam verdadeiros congraçamento entre o povo e as autoridades, onde pessoas de toda a nação aqueles que não estavam se apresentando, estavam em frente a televisão vibrando, isso digo em todo País. Falta patriotismo!
Hoje, porém, tudo mudou. Civismo e patriotismo são artigos de luxo aos quais nem todos têm acesso. O Hino Nacional, antes cantado na entrada e saída da escola, está em desuso. Foi esquecido num canto qualquer da casa, como um móvel inservível.
O professor, outrora admirado e respeitado por alunos, país e autoridades, hoje, é visto como um coitadinho, que precisa fazer bicos para sobreviver. Todas as profissões que foram formadas na escola por professores, ganham dinheiro. MENOS O PROFESSOR. O Pior é que todos aprendem com o professor, mas ninguém quer ser professor. Ufa!
Mas não é somente o professor que vive andando na corda bamba sem ser malabarista. A maioria dos que prestam serviços à máquina oficial, nos três níveis de poder, ganha um salário , que mal atende às suas necessidades mais prementes. Um empréstimo hoje, um adiantamento amanhã, uma antecipação no próximo mês. E assim vai-se levando.
Foi-se o tempo em que o sete de setembro era um acontecimento histórico, no qual a sociedade revelava o respeito e o acatamento aos que escolhera para governá-la. Enfim, algo para ser levado a sério. Infelizmente, hoje, a data não tem a mesma importância de antanho, não passa de um dia como um outro qualquer.
Parabéns as escolas envolvidas, as pessoas que se doaram, as representações “time de futebol entre outros e os agradecimentos especiais ao amigo Rogério Freitas. TODO O MÉRITO A ESSE POVO INTELIGENTE  DE FORÇA DE VONTADE, BRASILEIROS ATÉ EM ADORAÇÃO. E vamos nós a Independência e vida.
Adaptação do texto de Valdemir  Caldas. O 7 de setembro nos meus tempos de Ginásio
Fotos cedidas por  . Rogério Freitas 
Representação de animais, folclore  lendas  e outros

Alunos fardados


Homenagem a mestre escritores, clamação aleitura

Simbolo maior da Independência - D.Pedro

Bandeiras Nacional, Estadual e Munciipal

Independente , time de futebol colecionador de titulos locais.

Rogerio Freitas , diretor do time do Independente




Apresentações de danças na Gincana escolar



Apresentações de danças- Tarefas e Gincana









Performance especial- Dança estilo Lady Gaga


Um comentário:

PARTICIPE- COMENTE