quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Em um futuro breve, Canavieira poderá ter três graves problemas relacionados a meio ambiente e saúde pública

Muito se falam sobre as questões ambientais  no mundo , mas os problemas  com que defrontamos não são novos, no entanto, sua complexidade começou a ser entendida apenas recentemente. Antigamente as preocupações voltavam-se para os efeitos do desenvolvimento sobre o meio ambiente. Atualmente tem-se preocupado também com o modo como a deterioração ambiental pode impedir ou reverter o desenvolvimento econômico. Surge, então, a necessidade de intensificar estudos, pesquisas e debates  sobre esses temas, procurando uma maior abrangência, atingindo a comunidade em geral, com o envolvimento das administrações municipais, estaduais e federais, a fim de que todos possam ter acesso a estes conhecimentos. Em relação à saúde  chegou-se a conclusão que é mais importante prevenir a doença do que remediar. Diante de tais situações podemos firmar que uma ação sem planejamento e a falta de uma ação pode trazer problemas graves de cunho ambiental e de saúde publica em Canavieira em um futuro muito breve.
SANEAMENTO BÁSICO - LAGOA DE  RECEPTAÇÃO DE DEJETOS NO LIMITE
 A sede do município possui um total de quase 8 mil metros de rede de esgoto construídos em duas etapas, obra de extrema importância para os moradores e para a saúde publica, mas a lagoa construída para receber os dejetos vem sendo uma ameaça constante as questões ambientais sendo que a mesma se encontra numa área a céu aberto e próxima ao riacho Canavieira  ,  sua capacidade de armazenamento já está no limite e a qualquer momento pode vazar e poluir o riacho ,sem se falar que o terreno começa a filtrar o liquido que se dá para um local de pomar com grandes plantações de mangas, com a chegada das chuvas esse risco aumenta muito sua possibilidade. Outro fator critico é a proximidade com o matadouro público média de 40 metros. 
Lagoa conde é liberado os dejetos da rede de esgoto. Capacidade no limite
MATADOURO PÚBLICO
Mais uma vez reportamos a questão da saúde pública , com certeza a população de Canavieira não sabe o que está consumindo em sua mesa, porque passando pelo local onde fica o matadouro público de animais é muito visível o estado que se encontra. 
Impossível de se imaginar o risco pelo qual a população está passando, isso se falando da carne que é abatida e às vezes armazenada  naquele local e levada aos açougues com grande  possibilidades de contaminação. A estrutura do prédio é antiga,desde que foi construída em 1994, jamais passou por uma reforma, não possui uma instalação hidráulica que leve água com abundancia para que se faça a limpeza correta do local e de animais, sistema de iluminação elétrica ruim e por fim o local fica meio que aberto porque as janelas que davam proteção a entrada de animais e insetos estão totalmente quebradas.
Outro fator propício ao desenvolvimento de germes e bactérias ficam por conta do piso feito de cimento queimado com várias perfurações, sendo que como conta algumas pessoas que costumam ir no local, é comum ver sangue de animais ficarem exposto sobre o piso, sendo outro animal morto no mesmo local, isso sem falar no cheiro desagradável nas proximidades, produzido por restos de  carnes e de um local onde são guardados os couros.Na verdade o matadouro funciona em situação precária e pode colocar em risco a vida da população de Canavieira  e  com  o período de chuvas a situação tende a  piorar. 


LIXÃO
   
Talvez a primeira pessoa que jogou o primeiro caminhão de lixo no local reservado a esse serviço no município , jamais pensou no futuro, acredita-se que no momento era apenas uma forma de se livrar do lixo, planejamento zero. Isso é o que podemos observar nos dias atuais , um sério problema nos espera , por mais alguns  dias pelo desenvolvimento da cidade para explodir. Uma vez que o lixão  que foi sendo construído aos poucos numa área a céu aberto de fácil acesso de pessoas , animais  e com o crescimento populacional e a construção de residências esse mesmo lixão  começa ficar muito próximo das resistências e já possui um montante elevado , sem se falar que  para completar a falta de consciência e acompanhamento de responsáveis pelas coletas estão deixando de observar que aos poucos  as margens das estradas também estão servindo de local para desova desse lixo é possível se ver a proximidade com as áreas familiares de lazer como campo de futebol. Portanto é preciso que se crie uma força tarefa unida de poderes como: Executivo, legislativo, judiciário e um quarto poder a sociedade civil, no sentido de  traçar metas ,compromisso e promoção de ações  para solucionar os possíveis problemas. 










Um comentário:

PARTICIPE- COMENTE