sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SÉRIE- RELEMBRANDO IV _ Fonte da Galdina ,Poço do Toco e Paraiso em Canavieira

Nesta etapa da Série relembrando IV, vamos destacar três locais importantes para a infancia de muitos Canavieirenses , todos ligados a locais de banhos, riachos , natureza, pontos de encontros, de diversão, brincadeiras. As imagens atuais talvez não visualize de imediato ,mais as cenas vividas por muitos serão lembradas e relembradas de maneira sutil e agradável. 

1- A Fonte da Galdina, local onde as pessoas se encontravam para lavar roupas , area mais restrita as mulheres numa época que ainda não existia agua encanada.A homenagem foi feita uma senhora que usava muito o local para lavar roupas, Dona Galdina que era mãe da Senhora Eurides e avó da senhora Dulva do Zé Ineis. 
Fonte da Galdina , as margens do Riacho Canavieira próximo a cidade

2- Logo abaixo existia o chamado " Poço do toco" uma referencia a um resto de uma arvore que fora cortada e lá ficou parte de onde os garotos subiam e pulavam no riacho fundo existente na época. No local não existe o poço, mais ainda  usufrui de uma mata exuberante em suas margens que demonstram existir  ali  muita preservação. São verdadeiras juaís, gameleiras, babaçu , mangas e outros.
Local do antigo Poço do Toco em Canavieira
3- Paraiso, já mais distante da passagem em direção ao Rio, o lugar era onde se concentrava um grande poço, local de banho das pessoas cedinho e no periodo da tarde. Assim como nos outros locais os poços sumiram mais ainda existe uma area bem preservada em suas margens. Nesta area ainda é possivel se ver muitos animais tipicos dessa região como Macacos da especie Sagui, Prego, Guaribas e Capelão. VEJAM FOTOS DOS LOCAIS.
Enormes gameleiras as margens do Riacho
Imagem distante de um pequeno Sagui ( Soim)lagrado no momento do passeio































Presença de muita mata nas margens


Região ali do Poço Paraiso ,totalmente diferente

A Presença de babaçuais as margens , fonte de alimentos para várias especies de macacos que vivem ali.
Frutinhas  (  Conhecidas como as famosas "Mata fome")

Um comentário:

  1. valeu vanilson, adorei essas fotos da beira do riacho, me fez voltar no tempo e relembrar minha infancia ass: josinaldo duarte

    ResponderExcluir

PARTICIPE- COMENTE